NOVA MUTUM, 18 de Maio de 2024
icon weather 22 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,11
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 18:17 - A | A

03 de Maio de 2024, 18h:17 - A | A

GERAL / PREJUÍZO SOCIAL E ECONÔMICO

Falta de chuva em 2023 impacta economia de cidade que decreta situação de emergência em MT

Rafael Machado/Olhar Direto



A Prefeitura de Feliz Natal publicou um decreto declarando situação de emergência devido à falta de chuva no último trimestre do ano passado que impactou economicamente a cidade nos primeiros meses de 2024.

No documento publicado no Diário Oficial, o prefeito José Antônio Dubiella (MDB), destaca que o município tem uma participação significativa na produção de soja no estado, em cerca de 141 mil hectares de plantio.

No entanto, devido à estiagem houve uma redução trágica na produção de outros cereais como milho, algodão e feijão, o que acarretou em perdas significativas nas propriedades rurais.

Ele ainda destacou que a média de chuva entre outubro e dezembro era de 828,6 mm, mas, no mesmo período de 2023 choveu menos que a metade prevista, 309,2 mm.

“Devido à estiagem ocorrerá a frustração da safra agrícola, impedindo que os agricultores cumpram seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros, com situação de alerta e endividamento no comércio de insumos local, afetando a economia e a indústria, bem como causará reflexos sociais para a população local”, diz trecho do decreto.

Além no comércio, o impacto da estiagem também reflete no caixa da cidade, que prevê um déficit devido à baixa arrecadação.

Por isso, durante os próximos seis meses, o prefeito autorizou que todos os órgãos municipais atuem em conjunto com a Defesa Civil em ações de resposta e reabilitação do cenário. Além disso, autorizou a convocação de voluntários para reforçar os programas de arrecadação de recursos para amenizar a situação financeira devido à baixa arrecadação.

O prefeito ainda dispensou licitação em contratos em casos de emergência ou calamidade pública.



Comente esta notícia