Metrópoles
Brasil
Só uma das cinco regiões brasileiras deverá encerrar este ano registrando aceleração de sua atividade econômica em relação a 2024.
Conhecido como o “coração” do agronegócio do país, o Centro-Oeste deve ser impulsionado justamente pela forte produção agrícola, com a perspectiva de uma safra recorde de grãos do Brasil, o que fomenta diversos segmentos da economia, atrai trabalhadores e consolida um círculo virtuoso, na contramão do que vem sendo projetado para outras partes do país.
Enquanto algumas instituições financeiras já apontam a possibilidade de o Brasil entrar em recessão técnica até o fim de 2025, o Centro-Oeste desenha uma sólida trajetória de crescimento nos próximos meses. Segundo um levantamento da Tendências Consultoria, o Produto Interno Bruto (PIB) da região deve avançar 2,8% neste ano, bem acima dos 2% estimados para 2024.
O resultado final do PIB brasileiro do ano passado será divulgado no dia 7 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o estudo da Tendências, as outras quatro regiões do país devem desacelerar em 2025: o Sul tende a crescer 1,8% (ante a projeção de 3,1% em 2024); o Sudeste deve avançar 1,6% (3,7% no ano passado); o Nordeste pode crescer 2% (ante 3,7%); e o Norte registraria alta de 2,7% (4,5% em 2024).
Leia a matéria completa no Metrópoles.