Jurandir Antônio/Sapicuá News
Mato Grosso
Mato Grosso deve encerrar 2024 como o quarto estado brasileiro que mais exportou, totalizando aproximadamente 26 bilhões de dólares em vendas externas entre janeiro e novembro, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Os principais produtos exportados pelo estado foram soja, milho e algodão, com os mercados da Ásia e Europa como destinos predominantes. A China segue como o maior parceiro comercial de Mato Grosso, respondendo por 33,8% das exportações estaduais no período, o que equivale a quase oito bilhões de dólares. O país asiático adquiriu principalmente soja, carne bovina congelada, algodão, milho e minérios de chumbo.
Além da China, o ranking dos 10 maiores compradores de Mato Grosso inclui Vietnã, Tailândia, Indonésia, Turquia, Espanha, Egito, Bangladesh, Argélia e Irã. Cada um desses países se destaca por demandas específicas: o Vietnã, por exemplo, é um grande importador de tortas e resíduos sólidos da extração do óleo de soja, enquanto a Espanha compra sementes e frutos oleaginosos.
Além de soja, milho e óleos vegetais, a Tailândia se destaca por comprar açúcares de cana ou de beterraba de Mato Grosso, enquanto a Indonésia faz também a importação de resíduos da fabricação do amido, polpas de beterraba, bagaço de cana-de-açúcar e outros desperdícios da indústria do açúcar. Além de legumes de vagem, secos e em grãos.