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GERAL Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024, 14:41 - A | A

05 de Dezembro de 2024, 14h:41 - A | A

GERAL / RODOVIA

BR-163: Maior ponto de parada para caminhoneiros do Brasil será inaugurado segunda-feira (09)

CenárioMT



Será inaugurado na próxima segunda-feira (09) o maior Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros do país. A iniciativa é da Via Brasil BR-163, concessionária que administra o trecho da BR-163/230 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Localizado no km 59 da BR-163, no município de Novo Progresso (PA), o PPD contará com uma área de 40 mil m² e capacidade para abrigar mais de 200 carretas do tipo bitrem. A estrutura inclui vestiários masculinos e femininos, banheiros com chuveiros, sala de descanso equipada com televisão e internet Wi-Fi, lavanderia e refeitório, oferecendo mais conforto e comodidade aos caminhoneiros que percorrem diariamente essa rota estratégica para o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso.

Um marco para o transporte rodoviário

A inauguração do PPD, programada para as 14h, contará com a presença de autoridades regionais e federais. O diretor-presidente da concessionária, Ricardo Barra, destacou o compromisso da concessionária em atender bem os caminhoneiros. “Esse é mais um investimento em prol do caminhoneiro. Prezamos por uma prestação de serviço de qualidade e acolhedora. Será um espaço de uso livre, aberto 24h, garantindo um local confortável para o descanso”, afirmou.

Rafael Vitalle, diretor-geral da ANTT, ressaltou a importância do empreendimento para a segurança e qualidade de vida dos motoristas profissionais. “A permanência máxima será de 12 horas contínuas por veículo, a cada 24 horas, respeitando as normas que regulam a jornada de trabalho e o tempo de direção. Estruturas como essa são essenciais para a melhoria das condições de trabalho na categoria”, destacou.

Foto: Divulgação

ponto de descanso caminhoneiro

Importância estratégica

O novo PPD está localizado em uma das principais rotas logísticas do Brasil, utilizada para transportar a produção agrícola do Mato Grosso até as Estações de Transbordo de Carga (ETCs) de Miritituba, no Pará. A região é vital para o escoamento de grãos, conectando o centro produtor às exportações.

Desde que assumiu a gestão do trecho em 2022, a Via Brasil tem realizado uma série de investimentos, como melhorias no pavimento, renovação de sinalização, manutenção de drenagens e instalação de dispositivos de segurança. O novo PPD é mais um exemplo do compromisso da concessionária com a infraestrutura e o bem-estar dos usuários da rodovia.

A inuguração do PPD reforça o papel da BR-163 como um eixo essencial para a economia do país, promovendo melhores condições para os caminhoneiros que garantem a movimentação das riquezas do agronegócio brasileiro.



Comente esta notícia

JURACI ALVES ALMEIDA 07/12/2024

Bom dia! Obra de grande impotência para segurança no trecho onde os colegas por vezes acabam se acidentando por falta de uma estrutura como essa para poder fazer seu descanso e voltar nas Br com segurança.isso já era pra tá pronto a década mas bom que foi feito... outro lugar de grande relevância e estratégico e. Na BR 242 que liga Luis Eduardo x a porto de Salvador candeias Camaçari porto de aratu. E região. De qualquer forma meus parabéns a todos envolvidos!

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Ducino Pereira Barros 06/12/2024

Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa! Que sirva de exemplo para outras concessionárias que só visam lucro. Parabéns!

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Silvio Silva 06/12/2024

Concordo com as pessoas que estão falando que é pequeno, mas é o pontapé. Agora é só trabalhar pra fazerem mais vagas. Parabéns pela iniciativa. Abraços

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Jesus Moreira 06/12/2024

Teria que ter vários pontos de parada desse modelo. Porém essa quantidade de vagas. Não vai resolver diante da demanda!! A propaganda é grande!! Na região de Rondonópolis. Não existe ponto de parada que suporta o tráfego de carretas!! Acorda povo!!

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Milton A F carollo 06/12/2024

Bom dia Parabéns aos envolvidos, a classe agradece, nossos irmãos caminhoneiros carregam o país nas costas, muitas vezes sobrecarregados em prol de um salário desumano, não é fácil enfrentar estradas, onde muitas vezes sem condições de tráfego.

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José Carlos 06/12/2024

Boa noite Delmar tem razão teria que ser no mínimo umas 500 vagas de estacionamento

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José Carlos 06/12/2024

Concordo plenamente com Delmar teria que ser no mínimo umas 500 vacas p estacionamento

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DELMAR MARODIN 05/12/2024

De fato uma obra muito importante, mas pra quem não entende de estrada nem de caminhão vai achar que é algo gigante, mas na realidade ao meu ver é um estacionamento minúsculo. No mínimo umas 500 vagas pra ser um marco.

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8 comentários