NOVA MUTUM, 26 de Abril de 2024
icon weather 24 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,12
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 16:11 - A | A

21 de Junho de 2019, 16h:11 - A | A

GERAL / GERAL

Encerrado Curso de qualificação ofertado pelo Projeto Japuíra a moradores do Distrito de Ranchão

Edinaldo Nogueira - Assessoria
Nova Mutum-MT



Encerrou nesta quarta-feira, 19, a primeira turma do curso de costura industrial ofertado para mulheres do Distrito de Ranchão (Distante 50 km de Nova Mutum), através de uma parceria da Prefeitura com o Instituto Matogrossense de Algodão (IMAMT). O projeto iniciou em março deste ano atendendo inicialmente 17 mulheres através da capacitação em confecção de camisetas em malha, ao termino 12 pessoas concluíram o curso, sendo 10 mulheres e 2 homens.

Durante os três meses de capacitação, os participantes aprenderam toda parte teórica sobre produção de costura industrial e através do Projeto Japuíra puderam confeccionar 5 mil peças entre camisetas tradicionais e camisetas polo.

As peças produzidas serão comercializadas e a ideia da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo é fazer com os participantes se organizem para terem uma importante fonte de renda. "A qualidade do que foi produzido é muito boa, e o próximo passo é a organização para que esse projeto se torne uma empresa para que o conhecimento adquirido na prática se converta em renda, esse é o nosso principal intuito porque na verdade são 12 famílias que irão se beneficiar de um projeto com custo baixo com um enorme futuro pela frente", destaca Jimmy Huppes, Secretário de Industria, Comércio e Turismo.

Para que o projeto pudesse acontecer a Prefeitura de Nova Mutum reformou um espaço que havia na comunidade e estava desativado. O local que era aberto foi fechado e adaptado com janelas, portas e o projeto elétrico. Foram investidos cerca de R$ 80 mil reais.

Criado em 2004, o Projeto Japuíra já percorreu dezenas de municípios, beneficiando mais de 3.500 pessoas, principalmente mulheres, que buscam qualificação profissional visando encontrar uma nova fonte de renda.

O Instituto Matogrossense de Algodão ofereceu as instrutoras capacitadas, máquinas de costura industrial e material para a realização do treinamento (tecidos e linhas). As máquinas poderão permanecer com o grupo por um ano em regime de comodato. O curso terá a carga horária de 520 hora-aula.

O Secretário-chefe de gabinete João Batista esteve presente no evento e destacou o fato do curso ser ofertado para moradores do interior. "Agradecer ao IMA pela oportunidade de trazer esse curso aqui para a comunidade Ranchão para que essas pessoas pudessem fazer esse curso, esperamos que a partir de agora seja consolidado essa associação para que possam se fortalecerem e dessa maneira agregarem na renda familiar", afirma.



Álbum de fotos

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Comente esta notícia