NOVA MUTUM, 27 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,18
NOVA MUTUM, 27 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,18
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 15:57 - A | A

26 de Dezembro de 2024, 15h:57 - A | A

GERAL / RODOVIAS FEDERAIS

Mato Grosso possui 18 pontes em situação inadequada, aponta Dnit

Mayara Campos/OlharDireto
Mato Grosso



Um levantamento recente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) revela que Mato Grosso possui 360 pontes em suas rodovias federais. Dentre essas, 14 estão classificadas como em condições ruins e quatro em situação crítica. O estudo surge em um momento de preocupação nacional, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que resultou na morte de pelo menos seis pessoas no último domingo (22).

O Dnit identificou 204 pontes de alvenaria ou aço no estado, mas não há diagnósticos disponíveis para 44 delas. Além disso, o levantamento inclui outras 155 pontes de madeira que também não têm avaliação estrutural. Isso significa que apenas 55,7% das pontes foram fiscalizadas adequadamente, levantando preocupações sobre a segurança das estruturas.

O mapa disponibilizado pelo Dnit não indica a localização exata das pontes em condições ruins ou críticas, apresentando apenas uma na BR-158, na região de Porto Alegre do Norte/MT. Outras pontes em estado ruim foram identificadas na BR-242, próximo a São Félix do Araguaia/MT, e na BR-364, com várias delas localizadas entre Comodoro/MT e Pontes e Lacerda/MT, além de três entre Rondonópolis/MT e Alto Araguaia/MT.

Para classificar as condições das pontes federais, o Dnit utiliza um Índice de Condição de Manutenção que categoriza as estruturas em cinco níveis: crítico (1), ruim (2), regular (3), bom (4) e excelente (5). Os dados mais recentes foram atualizados até maio de 2023.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, Mato Grosso ocupa a 13ª posição no ranking nacional em relação ao número de pontes em situação crítica e também na classificação das que estão em condições ruins.



Comente esta notícia