Jurandir Antônio/Sapicuá News
Mato Grosso
Os estragos nas lavouras em Mato Grosso provocados por porcos selvagens crescem a cada ano. Em algumas propriedades, produtores relatam perdas tanto na soja quanto no milho que chegam a mais de 10% de prejuízo.
O setor produtivo busca junto ao governo do estado uma forma legal para o controle dos animais. Além da perda de produtividade, muitas propriedades registram queda na receita devido ao ataque dos animais.
Por outro lado, a população de porcos selvagens em Mato Grosso segue crescendo e provocando inúmeros prejuízos às propriedades rurais em diversas regiões do estado.
Além da perda de produtividade, devido às áreas destruídas, produtores ainda amargam queda na receita. Em Brasnorte, segundo o presidente do Sindicato Rural, Cleber José dos Santos Silva, a cada ano aumenta a área com prejuízos.
De acordo com Cleber, antes o ataque era só na época do milho, mas hoje, segundo ele, o porco está trazendo prejuízo até para a cultura da soja. O dirigente sindical defende que alguma medida que venha através de um órgão do governo que legalize o controle do porco selvagem.
A preocupação registrada em Brasnorte vem atingindo diversas regiões do Estado. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso está sendo discutido um projeto de lei que autoriza o controle populacional e o manejo sustentável do Javali europeu em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento no estado. A proposta é de autoria do deputado Gilberto Cattani, do PL.
Arlindo Ferreira de Lima 10/12/2024
Está acontecendo em todos Estado ,precisa de uma lei a nivel nacional, porém com alguma caracteristcas regional, de controle da praga do bicho porco servagem.
wilson ferreira da silva 10/12/2024
Está proposta e de extrema urgência, uma das maneiras mais eficiente e a criação de grupos de controle de caçadores de forma regulamentada e fiscalizada por órgãos competente. Sempre estarei a disposição para discutir melhor forma e colaborar com manejo controlado.
2 comentários