NOVA MUTUM, 11 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,97
NOVA MUTUM, 11 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,97
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 16:50 - A | A

11 de Dezembro de 2024, 16h:50 - A | A

GERAL / TEMA POLÊMICO

Proposta de Medeiros que prevê voto impresso é aprovada na CCJ

Deputado afirmou que projeto será votado no Plenário da Câmara e depois segue para o Senado

Midia News
Brasilia-DF



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou, por 31 votos a 20, proposta que estabelece o voto impresso no Brasil e torna obrigatória a verificação de votos da urna eletrônica. O projeto também proíbe a adoção do voto puramente eletrônico. 

 

O texto aprovado é substitutivo do deputado José Medeiros (PL-MT) ao Projeto de Lei 1169/15, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). A proposta, que muda a Lei das Eleições, segue para a análise do Plenário da Câmara. Após aprovação, a proposta segue para o Senado antes de virar lei.

 

De acordo com o texto, imediatamente após o encerramento da votação, 5% das urnas eletrônicas serão selecionadas aleatoriamente para a contagem pública dos votos. Essa escolha será feira por meio de sorteio público não-eletrônico, com a presença de representantes de partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades interessadas. 

 

A urna será aberta pela mesa receptora diante dos fiscais, e cada voto será retirado individualmente do repositório e lido em voz alta. Em seguida, apresentado pelo membro da mesa para exame visual e subsequente registro no boletim de urna.



Comente esta notícia