Nova Mutum, 19 de Novembro de 2019
DÓLAR: R$
Logomarca

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019, 16h:48 | A | A

GERAL

Rumo pretende investir cerca de R$ 15 bilhões para expandir ferrovia até Nova Mutum

Por: Asscom | Prefeitura Municipal

Nova Mutum está prestes a receber mais um investimento bilionário. A diretoria da Rumo S.A, empresa responsável pela concessão da ferrovia em Mato Grosso, confirmou que aguarda apenas um parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), para expandir a ferrovia até Nova Mutum passando por Cuiabá.

Maior empresa de transporte ferroviário do Brasil com mais de 12 mil quilômetros de ferrovia com área de atuação em Mato Grosso, São Paulo, Paraná e sudoeste, a empresa é responsável pelo transporte anual de 30 milhões de toneladas de produtos. Atualmente, tem um terminal de cargas em Rondonópolis. A mobilização é para que os trilhos sejam expandidos até o polo de desenvolvimento regional de Nova Mutum.

Ferrovia Nova Mutum

Esse assunto da expansão da ferrovia em Nova Mutum vem sendo debatida desde 2017, quando o município foi o grande protagonista do estado ao sediar o fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais", ocasião em que conseguiu reunir todas as entidades que atuam no setor de logística e lideranças como o então presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro; do diretor-presidente da Rumo S.A, Júlio Fontana; diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos Macedo; e dos secretários do Ministério da Agricultura, Neri Geller (Política Agrícola); e do Ministério dos Transportes, Dino Dias Batista (Fomento e Parcerias);

Ministro de Infraestrutura esteve em Nova Mutum

O atual Ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, também participou do evento, época em que era o secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da presidência da república.

Ferrovia Nova Mutum

Recentemente o novo Presidente da Rumo S.A, João Alberto Fernandez de Abreu esteve reunido em Nova Mutum com o Prefeito Adriano Pivetta, vice-prefeito Leandro Félix, vice-governador Otaviano Pivetta e um grupo de investidores para falar das tratativas para expansão dos trilhos de Rondonópolis a Nova Mutum.

Na semana passada, durante o lançamento do novo Distrito Industrial de Nova Mutum na semana passada, o Prefeito Adriano Pivetta, confirmou que o projeto da Rumo S.A, é construir no município um dos mais modernos terminais de embarque e desembarque ferroviários do país. "Está praticamente consolidada a vinda do terminal ferroviário para Nova Mutum, a diretoria da companhia já nosso apresentou o projeto, é um dos maiores terminais ferroviários que agente já viu, e posso afirmar que o projeto que a Rumo tem para Nova Mutum é formidável, vivemos um momento ímpar que vai ficar na história a consolidação de todos esses projetos", afirma.

Ferrovia Nova Mutum

Adriano detalhou que tanto o governo do estado quanto o governo federal estão concentrando esforços para que esse projeto seja consolidado, uma vez que representa um dos maiores avanços no sistema logístico do transporte de cargas do país. "O ministro Tarcísio esteve em nossa cidade quando promovemos o evento Ferrovias e a Integração dos Modais, é uma pessoa que conhece a fundo os gargalos da logística brasileira, e sabe que essa ferrovia representará um grande avanço para a economia brasileira, por isso, estamos tendo essa concentração de esforços do Governo Estadual e Federal para viabilizar esse projeto que coloca Nova Mutum no eixo dos principais municípios do país", detalha.

GALERIA DE FOTOS

COMENTÁRIOS





ENQUETE POWER MIX

QUAL MEIO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ UTILIZA PARA FICAR INFORMADO?

Obrigado pela participação