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Cuiabá/MT
O secretário de Estado de Infraestrutra e Logística, Marcelo de Oliveira, admite atraso nas obras para implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá, que tem causado transtorno, principalmente no trecho da Avenida do CPA. No entanto, acredita que modal deve ficar pronto em 2026.
Segundo Marcelo de Oliveira, o Consórcio responsável pela execução das obras já foi notificado 50 vezes por conta dos atrasos. Agora, Governo do Estado a analisa as solicitações apresentadas para decidir se aceita um novo cronograma.
“Nós estamos conversando com o Consórcio e estamos fazendo análise de projeto e solicitações que foram feitas para ver se a gente aceita o novo cronograma que eles devem apresentar. Em cima desse novo cronograma, vamos ver o prazo final para conclusão das obras. Nós queremos, a intenção do Governo de Mato Grosso, é ter essa obra concluída em 2026”, disse Marcelo de Oliveira, na Rádio Centro América FM.
O secretário ressaltou que toda vez que o Consórcio não cumpre o cronograma, é notificado. Neste sentido, afirma que a obrigação dos vencedores da licitação é entregar a obra dentro do prazo.
“Toda vez que Consórcio não cumprir o cronograma físico-financeiro, será notificado. Foi uma licitação em regime diferenciado de contratação integrada, quando tem que entregar o projeto. Nós temos que apertar o Consórcio que participou da licitação, assinou os contratos e fez a ordem de serviço. Agora ele tem que nos entregar a obra”, completou.
Marcelo de Oliveira ainda lembra que no trecho de Várzea Grande faltam ajustes nas calçadas, sinalização e drenagem. Neste caso, o Governo do Estado não tem enfrentando problemas com o Consórcio responsável.
Na semana passada, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou um requerimento de convite aos responsáveis pelo Consórcio para que expliquem os atrasos na obra do BRT em audiência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A audiência será realizada em 13 de fevereiro, a partir das 9h, na Sala das Comissões.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) classificou como “inadmissível” a lentidão das obras do BRT em Cuiabá. Por isso, prometeu que “o bicho vai pegar” para o Consórcio responsável, que será notificado pelo Governo do Estado todas as vezes que for necessário.
O Consórcio é liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A e foi contratado em agosto de 2022 por R$ 468 milhões para realizar as obras do BRT, que substituiu o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.
As obras incluem 49 quilômetros de faixas exclusivas, 46 estações, três terminais, e 6 quilômetros de ciclovias e pistas de caminhada, foram planejadas para melhorar a mobilidade urbana nas duas cidades. O transporte será operado por 53 ônibus elétricos, com cinco linhas principais conectando diferentes eixos, como o CPA-Centro, Várzea Grande-Centro e Coxipó-Centro.