Globo Esporte
Santos-SP
O Santos não crava uma data para retorno de Neymar, depois da nova lesão na coxa esquerda, a segunda desde o retorno ao clube. Mas restarão poucos jogos para o craque até 30 de junho – data inicialmente estipulada para o término do contrato.
Já excluindo a ausência no clássico contra o São Paulo, no último domingo, restam nove partidas para Neymar no Santos – sete pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil. E não há perspectiva de um retorno breve, o que aumentará a lista de jogos sem o camisa 10.
O departamento médico do Peixe, em conjunto com o estafe do meia-atacante, não quer fazer previsões de quando Neymar estará novamente à disposição. Além do tratamento para a lesão no músculo semimembranoso, Neymar passará por fortalecimento muscular, com reavaliações periódicas de suas condições físicas.
O Santos já havia adotado protocolo conservador na recuperação do craque para a primeira lesão constatada, em um músculo da coxa esquerda diferente do afetado desta vez. Mesmo com o cuidado maior e a precaução de só colocá-lo em campo quando houvesse a certeza da recuperação, Neymar só conseguiu jogar parcialmente duas partidas – o segundo tempo contra o Fluminense e os primeiros 34 minutos contra o Atlético-MG.
Por isso, o Santos informou, em comunicado, que poderá adotar “novas abordagens” e “novas definições do tratamento”, o que indica eventuais mudanças em relação aos protocolos anteriormente utilizados.
Se os 42 dias de afastamento da primeira lesão se repetissem desta vez, Neymar voltaria em 28 de maio, ficaria fora de mais sete jogos e só teria outros dois compromissos pelo Peixe. Em entrevista, o presidente Marcelo Teixeira não estipulou prazo para o retorno de Neymar e disse não crer que a nova lesão facilite o processo de renovação do contrato.
— Não há nenhuma facilidade ou benefício com isso. Existe um projeto com Neymar. Esse trabalho é que independe dele estar jogando ou não. Isso não vai fazer com que o mercado venha e faça uma contratação. O que precisamos mesmo é refletir, calcular e analisar de acordo com o projeto que está sendo feito, a continuidade e o ganho da permanência do Neymar. Isso é mais importante.
Desde o retorno ao Santos, com contrato assinado em 31 de janeiro, Neymar disputou nove partidas – sete pelo Paulistão e duas pelo Brasileirão. Ele marcou três gols e deu três assistências.