ictq Pós Graduação
São Paulo
Seria cômico se não fosse trágico. O fato é que um caso relatado em um conhecido podcast (avadebochada) gerou repercussão nas redes sociais. Ocorre que a apresentadora leu uma mensagem enviada pela vítima, ou seja, um homem que revelou que seu namorado aplicava Ozempic nele, sem autorização, enquanto ele dormia.
A vítima conta que estava acima do peso, mas não se sentia desconfortável com o seu corpo. Já o namorado foi para a academia, fez dieta e ficou com o corpo no padrão considerado perfeito para ele. No entanto, o namorado reclamava que a vítima deveria emagrecer, mesmo contra a sua vontade.
O fato veio à tona quando a vítima, com o tempo, notou a perda de três quilos e passou a sentir náuseas após as refeições. A explicação veio quando ele descobriu que o namorado fazia a aplicação do Ozempic nele sem seu conhecimento.
Nas redes sociais houve um alvoroço em duas vertentes. Uma delas afirmava que esse medicamento é tão caro que foi sorte o namorado ter feito essa aplicação! A outra vertente, um pouco mais comedida, acusou a atitude de abusiva e irresponsável.
Vale lembrar que o Ozempic é um medicamento que tem como princípio ativo a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2. Sua administração é feita por meio de uma caneta injetável e está disponível em apresentações de 0,25 mg, 0,5mg e 1mg.
O medicamento age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e à alimentação, ajudando a estimular a produção de insulina e, assim, a diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo. Por conta desse mecanismo, quem usa o produto sente menos fome e, consequentemente, se alimenta menos e emagrece. No entanto, esse medicamento está sendo usado off label para o tratamento da obesidade.
O professor do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, farmacêutico clínico e empreendedor no digital e na área magistral, Mario Rezende, avalia: “Nessa reportagem a gente consegue observar alguns pontos. Primeiro, a busca por um emagrecimento a qualquer custo, de qualquer forma. A gente pode observar também a falta de respeito com o outro, porque se a pessoa aplicava o Ozempic enquanto a outra dormia é porque, muito provavelmente, o parceiro dela não tinha uma dor em relação ao seu peso. Podemos avaliar também os pesados padrões que a nossa sociedade impõe, que são padrões de emagrecimento, padrões de performance no trabalho, de beleza etc.