Asscom | Prefeitura Municipal
Nova Mutum-MT
O vice-prefeito, Leandro Félix, acompanhado de secretários municipais realizou uma visita técnica na última semana ao Abrigo Municipal que atende cães e gatos em Nova Mutum.
Vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente o Abrigo está em nova localidade, no residencial das Palmeiras, Perimetral das Samambaias, aos fundos do Parque de Exposições José Aparecido Ribeiro. A nova estrutura recebeu investimento superior a R$ 230 mil, em reformas e adequações, contando com espaço maior e totalmente adequado para abrigar os animais abandonados do município, garantindo o bem estar animal. "O Abrigo do município tem se tornado referência no Estado, ofertando rações, vacinas e medicamentos de qualidade, além de contar com profissionais qualificados para atender todas necessidades dos animais", destaca o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Renato Kremer.
"Esta é uma obra necessária, feita com qualidade, mas vale ressaltar que o ideal é que cada cidadão tenha responsabilidade para com seu animal. As novas instalações são apropriadas, amplas e capazes de ofertar o melhor atendimento. Parabenizo toda nossa equipe envolvida, todos que auxiliaram na construção, organização, gerenciamento e pintura, e aqui faço um agradecimento especial ao professor Renato e aos alunos da oficina de pintura do nosso Centro Social Desenvolver, que confeccionaram desenhos característicos para ambientar de maneira perfeita o local", destacou Leandro Félix, vice-prefeito de Nova Mutum.
Atualmente cerca de 75 cães e 20 gatos estão no abrigo. Quem tiver interesse em adotar um animal, basta comparecer ao Abrigo e conversar com a equipe. "Recebemos animais abandonados ou que estão vivendo situação de maus tratos. Realizamos uma análise de histórico do animal entre outros aspectos para realiza a acolhida, após isto todas as medidas veterinárias são adotadas. Vale pedir que nossa sociedade olhe com bons olhos e se for possível adote um animal", destaca a médica veterinária Letícia Capistrano.
De acordo com a Lei Federal 9.605 de 1998, abandonar animal é crime e prevê detenção de 3 meses a um ano, além de multa.
A visita ocorreu na última semana e foi acompanhada pelos secretários municipais Marines Pivetta, Cidadania e Assistência Social, João Batista, Gabinete, Onésio Botelho, Infraestrutura, Agenor Darci, Finanças, Mauro Manjabosco, Planejamento além de técnicos das secretarias e servidores que auxiliam na obra.