Nova Mutum, 25 de Maio de 2020
DÓLAR: R$
Logomarca

Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 05h:25 | A | A

SAÚDE

COVID-19: População de Lucas do Rio Verde conta com Telesaúde para receber orientações sobre o coronavírus

Objetivo da ferramenta é fazer uma triagem do estado de saúde do paciente, sem que o mesmo procure uma unidade de saúde no periodo de pandemia

Por: Cenário MT/ João Ricardo

Em funcionamento há duas semanas o serviço de atendimento ao paciente via telefone – Telelucas ou Telesaúde – já atendeu mais 900 pessoas em Lucas do Rio Verde-MT.

O objetivo do serviço é fazer uma triagem em caso de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), onde são passadas orientações sobre consultas, agendamentos, sintomas e isolamento.

O Telelucas é uma ferramenta que foi regulamentada recentemente pelo Conselho Federal de Medicina e decretado pelo Ministério da Saúde devido a pandemia por Covid-19.

“É um sistema onde possamos ofertar orientações e monitorar alguns casos para que os pacientes não precisem estar se deslocando para uma unidade de saúde. Em alguns casos vão conseguir solucionar por telefone e em outros vamos direcionar para atendimento com um profissional específico”, comentou Fernanda Ventura, Médica de Família e Comunidade.

O paciente deverá entrar em contato com o serviço somente através do Whatsapp, cujos números estão disponíveis ao final da matéria. O atendimento é feito de domingo a segunda-feira, das 07h00 as 19h00.

“De acordo com a consulta e com as queixas que o paciente apresenta, a gente direciona o atendimento, onde em alguns casos vamos pedir foto ou vídeo do paciente, tudo de forma muito sigilosa”, ressaltou a Médica Merura Anjo Costa Marques.

Durante o fim de semana prolongado devido à Sexta-feira Santa, todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde, exceto o Pronto Atendimento Municipal – PAM estarão fechadas.

A Médica Karina Kopper ressaltou que é de extrema importância as pessoas, nesse período, utilizarem o canal de atendimento Telelucas para evitar aglomeração no PAM.

“O primeiro contato da população precisa ser preferencial pelo Telesaúde, onde deverá apresentar as queixas como tem ocorrido durante a semana. Caso seja necessário, o paciente será direcionado para o PAM”, destacou Kopper.

Importante que as pessoas permaneçam em casa, principalmente no fim de semana prolongado e caso necessitem de atendimento médico, basta ligar para o Telelucas.

Telesaúde LRV

GALERIA DE FOTOS

COMENTÁRIOS