Maria Klara Duque / GD
Uma semana após a conclusão da manutenção nas instalações do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande, a estrutura elétrica responsável pela distribuição de água no Parque São João foi alvo de vandalismo novamente nesta terça-feira (25). Dessa vez, o equipamento foi incendiado, comprometendo o abastecimento na região.
O ato criminoso pode afetar diretamente 5 bairros: Jardim das Oliveiras, Dom Diego, Ipanema, Planalto Beira Rio e Engordador, além do próprio Parque São João. Em janeiro, a estrutura elétrica já havia sido furtada, deixando milhares de moradores sem água por semanas e gerando um prejuízo superior a R$ 7 mil.
A onda de vandalismo contra as instalações do DAE tem sido um problema recorrente em Várzea Grande. Mesmo com medidas adotadas pela Prefeitura e pelo Departamento de Água e Esgoto para coibir os crimes, os ataques continuam prejudicando a população e comprometendo o sistema de abastecimento.
Por meio das redes sociais, a prefeita Flávia Moretti afirmou que outros danos estão sendo sofridos no sistema de abastecimento. "Canos do DAE foram danificados de forma criminosa, dificultando ainda mais o trabalho para levar água nos bairros. A falta de água é um problema histórico, que herdamos das antigas gerações há mais de 40 anos".
A reportagem do tentou contato com a assessoria do DAE para esclarecimentos, que esclareceu que as equipes técnicas estão apurando as causas do incêndio para definir a melhor forma de restabelecer o funcionamento do equipamento o mais rápido possível. Leia a nota:
A equipe técnica do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) detectou um problema no Booster do Parque São João, que pegou fogo ontem (26). Equipes técnicas estão apurando as causas do incêndio para definir a melhor forma de restabelecer o funcionamento do equipamento o mais rápido possível.
O booster é essencial para garantir a distribuição de água para a região e, devido ao ocorrido, os bairros Dom Diego, Engordador, Jardim das Oliveiras, Ipanema, São João e Unipark foram diretamente impactados. O DAE já estuda alternativas emergenciais para garantir o abastecimento desses bairros enquanto o equipamento passa por manutenção.
Segurança e monitoramento das instalações
O DAE reforça que está investindo na aquisição de câmeras de monitoramento para proteger suas instalações. Essa ação ocorre tanto por meio do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, quanto em parceria com a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo. Contudo, como qualquer aquisição pública, o processo depende de licitação e trâmites legais.
Enquanto as medidas definitivas estão em andamento, a Guarda Municipal segue intensificando as rondas nos pontos críticos do sistema de abastecimento, ajudando a coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagem da rede. A população pode contribuir denunciando qualquer atividade suspeita pelo WhatsApp da Guarda Municipal: (65) 98464-8931.
O DAE reforça seu compromisso em solucionar o problema do Booster do Parque São João e pede a colaboração da população para proteger a estrutura de abastecimento de Várzea Grande".