Nova Mutum, 16 de Dezembro de 2018
DÓLAR: R$
Logomarca

Quinta-Feira, 06 de Dezembro de 2018, 11h:07 | A | A

ESQUEMA NO DETRAN

Após operação de combate à venda ilícita de CNHs, teste prático é cancelado em Sorriso

Tribunal de Justiça de Mato Grosso expediu 60 ordens judiciais, entre elas 25 de prisão

Por: Portal Sorriso

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Após a deflagração da Operação Mão Dupla, que apura fraudes na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o teste prático que seria realizado hoje em Sorriso foi cancelado. Segundo informações, um examinador que participaria do procedimento foi detido ontem (5) e não houve tempo hábil para substituição.

A assessoria do Detran informou que como alguns dos envolvidos no suposto esquema faziam parte da banca de examinadores dos exames práticos de direção veicular, as provas foram suspensas em todo o Estado. No total, 230 exames para obtenção de CNH para carro e moto foram suspensos. O Detran informa que as escalas serão remanejadas e as provas remarcadas, sem prejuízo aos candidatos.

Mandados cumpridos

Ontem foram cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 35 buscas e apreensões nas cidades de Cuiabá (13 presos), Várzea Grande (4 presos), São Félix do Araguaia (3 presos), Chapada dos Guimarães (1 preso), Campo Verde (2 buscas), Tangará da Serra (1 preso), Juína (1 preso) e Rondonópolis (2 presos).

Em Sorriso não houve cumprimento de mandados, mas por determinação do Detran o exame prático para obtenção de CNH para carro e moto foi cancelado. A prova seria realizada na pista do CTG (Centro de Tradições Gaúchas). Conforme apurado pelo Portal Sorriso, mais de 200 pessoas voltaram para casa sem fazerem o teste.

Três profissionais vieram ao município, mas um dos examinadores teria sido preso ontem e, por isso, ficou de fora do procedimento.

O teste ainda não foi remarcado. Também já estavam agendados exames práticos para o próximo dia 13 de dezembro, mas ainda não há confirmação.

“Mão Dupla”

Conforme o Portal Sorriso noticiou, a operação "Mão Dupla" cumpriu 100% dos mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos no âmbito da investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz).

Vinte servidores do Detran-MT estão entre os presos, além de 15 colaboradores,  que são instrutores e donos de autoescolas, com atuação conjunta de  servidores, formando um “verdadeiro balcão de negócios” para o comércio de CNH’s.

Na operação vasta documentação foi apreendida nos endereços das pessoas investigadas e ainda três veículos (Hilux, S10 e Sandeiro), supostamente comprados com dinheiro ilícito da venda de CNH's. Todos os mandados foram cumpridos na casa dos investigados e não houve mandados na sede do Detran ou em Ciretran's do interior e nem para autoescolas. Os documentos, como processos para obtenção de CNH, serão analisados e submetidos à perícia.

COMENTÁRIOS





ENQUETE POWER MIX

QUAL MEIO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ UTILIZA PARA FICAR INFORMADO?