Portal IG
Ubatuba/SP
Um avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, por volta das 9h30 desta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, que afirma que o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate.
Além disso, a administração confirmou a morte do piloto. Anteriormente, a prefeitura havia informado dois óbitos, mas corrigiu a informação na última atualização do boletim, às 11h21. Não há informações sobre a identidade do piloto.
Segundo a prefeitura, até o momento, houve registro de oito vítimas, sendo cinco na aeronave (3 adultos e 2 crianças) e três que passavam pela pista de skate.
De acordo com a administração, a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo a retirada das vítimas.
As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a retirada do piloto das ferragens e prosseguem no atendimento.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que vai investigar a ocorrência.
Vídeos registram momento do acidente e destroços em chamas na areia
Em um vídeo de câmeras de segurança publicado nas redes, é possível ver que o avião saiu da pista, atravessou a avenida e logo explodiu na praia. Além disso, internautas gravaram os destroços da aeronave em chamas na faixa de areia.
Aeronave
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, tem capacidade para sete passageiros.
O sistema indica que ela estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade 'normal'.
Nota da FAB
"Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quinta-feira (09/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação."
Em atualização.
VEJA VÍDEOS: