Redação/VGN
A despedida do Papa Francisco no Vaticano está sendo marcada por um comportamento amplamente criticado: fiéis tirando selfies diante do caixão com o corpo do pontífice. As imagens, registradas dentro da Basílica de São Pedro, geraram revolta entre visitantes e nas redes sociais.
Apesar de a Santa Sé não proibir fotos, guardas chegaram a intervir após atitudes consideradas desrespeitosas. “Foi triste ver um comportamento tão desrespeitoso”, contou Martin Gilsenan a revista Extra, que visitou o local com a esposa. “Muitos estavam mais preocupados em tirar fotos do que em prestar homenagem.”
Nas redes, usuários condenaram a banalização do momento. “Até na morte de um Papa, as pessoas acham normal tirar selfies. Falta respeito”, comentou um internauta.
Francisco, que morreu na segunda-feira (21), foi o primeiro Papa a aparecer em uma selfie, ainda em 2013. Mesmo assim, o comportamento de alguns fiéis durante seu velório foi visto como um reflexo da falta de limites da cultura digital, mesmo em momentos de luto.