Mauro Fonseca/Power Mix
Nova Mutum-MT
A principal faixa de frequência do 5G está livre para ser usada pelas operadoras em Nova Mutum, mas em todo o Brasil, só 18% das cidades têm antenas compatíveis, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
O órgão informou na última segunda-feira (2) que todas as cidades no país estão aptas a receber o 5G standalone, também chamado de "5G puro". É ele que oferece os principais benefícios dessa geração de internet móvel.
Em Nova Mutum, o mapa disponibizado pela ANATEL mostra que em toda extensão territorial do município, apenas 4 antenas de 2 operadoras estão em funcionamento. A VIVO tem a maior cobertura local com 3 antenas localizadas na Rua das Macaúbas, Avenida dos Uirapurus com a Rua das Hortências e na Rua das primaveras na região central da cidade. A CLARO conta com apenas uma antena 5G na cidade e ela está localizada na Rua das Sucupiras também na região central.
Outro dado importante é que, segundo a ANATEL, as operadoras TIM e OI ainda não possuem sinal 5G na cidade. O 5G standalone é a versão mais avançada dessa geração de internet móvel – no início da operação no país, operadoras ofereceram versões de transição, que ainda aproveitavam parte da infraestrutura do 4G.
Ele funciona na frequência de 3,5 GHz, que era destinada para o sinal da TV parabólica. A Claro, a TIM e a Vivo, vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, tiveram que financiar a mudança da faixa da parabólica para liberar seu uso para a internet móvel.
Com o padrão standalone, a rede diminui ainda mais a latência, isto é, o tempo mínimo de resposta do entre um aparelho e os servidores de internet. Assim, o "delay" (ou atraso) em ligações de vídeo e em jogos online fica menor.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM
Everaldo 04/12/2024
As outras redes tem cobertura 5G, e tem certos pontos da cidade que essas redes não funcionam, fica difícil com cinco antenas e não termos uma cobertura total da cidade.
1 comentários