Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT
Em comemoração ao Mês da Conscientização ao Autismo, Nova Mutum/MT realizou, na tarde deste sábado (26), um importante evento no Clube dos Idosos, promovido pela Associação de Pais e Atípicos Ser Girassol. A ação contou com palestras de especialistas, atraindo um grande público composto por famílias, profissionais da saúde, da educação e membros da comunidade, que demonstraram forte apoio à causa.
A presidente da Associação, Elaine Oenning, falou sobre a expectativa para o evento e destacou o compromisso da entidade em apoiar não apenas famílias de crianças autistas, mas todas as que convivem com síndromes e condições diversas.
“Estamos muito felizes com o retorno da comunidade. Atendemos e apoiamos famílias com crianças com autismo, TDAH, síndrome de Down, síndromes raras, doenças físicas e ocultas como a fibromialgia. Nossa missão é acolher e orientar todas as famílias que buscam suporte,” enfatizou Elaine.
Para quem deseja conhecer melhor o trabalho da associação, Elaine orienta que o contato pode ser feito pelas redes sociais (@sergirassolnvm) ou pelo telefone (65) 99612-0895.
O evento contou com duas palestras principais. A neuropediatra de Cuiabá, Dra. Viviane Cabral Quixabeira, abordou o tema “Autismo – Diagnosticar, Compreender e Incluir”, reforçando a importância da disseminação de informação de qualidade para combater o preconceito e promover a inclusão social.
“Eventos como esse são fundamentais para falar sobre um assunto que muitas vezes é doloroso e solitário para as famílias. Quanto mais falarmos, mais compreensão e empatia teremos na sociedade,” destacou a médica.
A segunda palestra foi ministrada pela advogada Drª Railla Campos, também mãe de uma criança autista. Ela trouxe a palestra “O Direito das Pessoas com TEA”, abordando os direitos e garantias das pessoas com autismo e a importância da informação como ferramenta de transformação social.
“O autismo nunca será o problema. O problema é a desinformação. Informar é empoderar famílias e garantir que crianças e adultos com autismo tenham seus direitos respeitados,” afirmou a palestrante.
A realização deste evento, segundo os organizadores, representa um importante passo para fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.
Foto: Wesley Moreno/Power Mix

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM