Ismael Roberto e Wilmar Erasmo/ASCOM
Santa Rita do Trivelato/MT
A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente fez o repasse de R$ 80 mil para a “Associação dos Trabalhadores Rurais Nova Jerusalém”, para a realização do projeto de Georreferenciamento do Assentamento Ponte de Barro. O georreferenciamento vai dar celeridade na regularização fundiária, do assentamento.
Serão realizados os seguintes serviços:
• Levantamento de uma das margens do córrego;
• Implantação e verificação dos marcos nos lotes;
• Processamento de dados coletados por satélites do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), para obtenção das coordenadas geográficas e determinar a localização;
• Elaboração de dados (PPP), para cadastro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
• Elaboração do Documento “ART” (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento emitido antes do início de projetos.O repasse do recurso foi realizado após a aprovação da Lei Municipal Nº 808/2024 (de 04 de Abril de 2024), quando o Poder Executivo celebrou o “Termo de Colaboração” com a Associação Nova Jerusalém.A Associação também fez um repasse de R$ 50 mil para a realização do projeto de Georreferenciamento.
“Este projeto é fundamental para a regularização fundiária, vai proporcionar segurança jurídica e acesso aos benefícios governamentais para os agricultores do Assentamento Ponte de Barro”, salientou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rogério Araújo.
‘‘Esse Georreferenciamento é o que vai dar a possibilidade de titulação aos agricultores familiares. Foi um pedido ao executivo, por parte da Associação que também teve apoio da Câmara com a aprovação do projeto. Esse serviço será mais um passo para que as famílias do Assentamento Ponte de Barro realizem o sonho da posse definitiva de sua terra. Agradeço aos vereadores, ao ex-prefeito Egon, ao secretário Rogério, o servidor Arilson, aos parceleiros do Assentamento, a Edenise e toda equipe da Empaer de Nova Mutum que são nossos parceiros’’, pontuou o Vereador José Cedenir.
A Associação dos Trabalhadores Rurais Nova Jerusalém é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede no Assentamento Ponte de Barro e tem o Vereador Cedenir, como presidente da Associação. O Assentamento Ponte de Barro está localizado a 50 Km, da cidade de Trivelato e possui 60 lotes rurais, ocupados por agricultores familiares que residem e desenvolvem atividades agropecuárias e de subsistências.