Gustavo Castro/Olhar Direto
Pescador de Cocalinho (765 km de Cuiabá) gravou o momento em que peixes da espécie Jacundá nadavam dentro de uma casa no município. O episódio ocorreu nesse domingo (19), após as fortes chuvas que alagaram diversas residências da região. Encantado com a situação, o pescador descreveu o momento como único.
Nas imagens feitas por ele, é possível ver um casal de peixes Jacundá, também conhecidos na região como Maria-Mole, Maria-Sabão ou Maria-Joana, cercados por dezenas de filhotes. Os peixes se encontravam em um canto da casa alagada, aparentemente protegendo os pequenos.
A residência pertence ao amigo do pescador, identificado como Tião. Mesmo sendo pescador profissional, Eduardo – que fez o registro – destacou o encantamento com a cena inusitada proporcionada pelas enchentes.
"Meu vizinho encontrou alguns peixes dentro da área da casa dele e me chamou para ver, porque ele não conhecia a espécie e achava que eram piaus. Quando eu cheguei, identifiquei que se tratavam de jacundás e resolvi gravar um vídeo e publicar”, conta o pescador.
Segundo Eduardo, o casal foi parar na residência do amigo após procurar um lugar para proteger os filhotes de predadores maiores, como piranhas e tucunarés.
"Quando o rio enche, tem muitas piranhas, traíras, tucunarés, que comem seus filhotes, e ali ele achou um lugar muito aconchegante, que não tinha tanta preocupação de algum peixe ir lá e mexer com seus filhotes!”, explica.
Veja: