Aparecido Carmo/ReporterMT
A mestranda J. V. M., de 45 anos, registrou um boletim de ocorrência por constrangimento ilegal contra uma professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Segundo a estudante, a professora tomou o celular das suas mãos e, na frente de mais de 20 alunos, e disse que ela “não sabe de nada”.
“Ela tomou meu celular da minha mão e levou para a mesa dela, como se eu fosse uma criança de 10, 12 anos. Na hora não falei nada, fiquei sem ação, não esperava por aquilo. Ela falou que eu estava tirando ela do sério e da próxima vez ia me colocar para fora da sala, porque quem manda na sala era ela. E quem não se encaixasse na forma que funciona o programa, ela iria desligar a pessoa. Aí eu fiquei quieta, não falei nada. Fiquei muito magoada, muito sentida. Perante 23 pessoas ela fazendo isso...foi um assédio moral”, disse.
Quando o aparelho foi retirado de suas mãos, na quinta-feira (13), a estudante falava com o marido. Ela conta que, após o fim do primeiro bloco da aula, foi direto para a delegacia registrar um boletim de ocorrência. J. V. M ainda ligou para o orientador para dizer que desistiria do curso, mas ele a convenceu a se acalmar e voltar para o segundo bloco da aula, já que há um limite reduzido de faltas no programa de pós-graduação.
Na sexta-feira (14), no fim da aula, a professora pediu a palavra e pediu desculpas para a estudante, que tinha exagerado no seu comportamento, mas que a culpa era dela “porque você não sabe de nada e só fica no celular”, disse, segundo J. V. M contou à reportagem.
“Novamente me expos, disse que eu não sabia nada, que eu fiquei no celular. O que mais ficou na memória, foi ‘você não sabe de nada, não leu o plano de ensino’, me diminuindo. Disse que ia abrir a oportunidade para eu falar. Eu disse que que não tinha nada para falar, que não aceitava o pedido de desculpas, porque não ia me tirar o que você me fez. Ela falou ‘ótimo, beleza. Não posso fazer nada’’, conta J. V. M.
Segundo ela, só não registrou um boletim de ocorrência no mesmo dia, porque quando a aula acabou a delegacia já estava fechada. Ela conta que desde o primeiro dia sente que é vista como um estranho no ninho, já que não é da área da Educação, mas formada em biomedicina e estudante de biologia.
“Estou em busca de qualificação. Estou num programa de formação de professores, não estamos no ensino médio. Uma professora doutora com mais de vinte anos de docência. Tenho 45 anos, sou mãe, sou avó”, desabafa.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
Osvaldo 20/04/2023
Diante de toda essa exposição sabemos que não irá acontecer nada. O Fato aconteceu, já foi não volta atrás um pedido de desculpas não exime sua responsabilidade civil o fato ocorreu tem testemunhas de um lado uma pessoa que busca se qualificar num curso pós graduação stricto senso (pública ) do outro lado uma pessoa que forma professores mais totalmente desequilibrada, doente autoritária, sente a necessidade de ser superior porque é coordenadora presidente.... que exemplo em ??? Como sairá a formação desses futuros professores ??? Que mundo que sra professora vive ??? Pior ainda ministra disciplina \"tecnologia no ensino \" tá difícil hoje em dia porque a vítima vira réu e tá tudo certo! Constranger oprimir humilhar uma pessoa de 45 anos é \"normal \" imagino que como é o ensino desses juízes julgadores da Internet que se diz professores estamos num marco histórico de inclusão social, empatia, afeto se por no lugar do outro. Poderia ser eu poderia ser vc. Nada justifica ela agir de maneira truculenta com a aluna uma pessoa com 45 anos tem uma história de vida ninguém sabe oque ela já passou pra chegar lá. Ninguém vai a delegacia fazer b.o pra se aparecer. Lamentável mais tem que investigar sim tem que denunciar sim. Ministério público os órgãos competentes e processar sim pra respeitar as pessoas independente. Constrangimento ilegal danos moral assedio moral consigo vê evidentemente nesse caso. Não desista vai enfrente lute pelos seus direitos! Boa sorte!
Patrícia 20/04/2023
É um absurdo ler esses comentários ridículo onde a inversão de valores é evidente isso já é de se esperar onde a vítima sempre é considerada culpada isso não é só no caso de constrangimento isso é (NORMAL QUANDO UMA MULHER SOFRE ASSEDIO ) quando existe preconceito social, racismo, assedio moral, a vítima sempre é a culpada. Essa tal professora coordenadora do programa está acostumada a humilhar , oprimir, novos alunos que entram . Acontece que ninguém denúncia , por medo por perseguição etc igual as vítimas que já foram mencionadas lá atrás. A aluna nenhum momento falou no telefone ela mandou mensagem via WhatsApp não atrapalhou a aula em nenhum momento, sequer esbolsou reação contra essa abusiva opressora. Tem q denúncia sim tem que respeitar as pessoas seja preto branco no ensino médio na pós graduação . Empatia ! E outra ela estava com filho doente. Mandou mensagem tem testemunhas presentes que viram oque aconteceu . Inadmissível que isso aconteça dentro de uma instituição Séria como a UNEMAT. Essa raça é tóxica mata sonho, destrói emocional, psicológico tem que denúncia sim tem que expor pra que futuros orientandos não passa por isso. Mais essa exposição não dá nada corporativismo é muito grande. E toda sociedade vai sempre pro lado mais forte e condena a Vitima . O que esperar dos juízes da Internet ??? Nada!!! Terra sem lei.
Shirley 20/04/2023
a UNEMAT é um antro de professores estressados, muitos até já aposentados que deveriam estar descansando. A maneira de falar com a aluna foi agressiva, somos adultos e conhecedores das nossas obrigações. Com o mundo doente em que vivemos, eu não largo o celular nem por essa orientadora desequilibrada. Se ela precisa de atenção, deve procurar outro palco. E nesta Universidade correm diversos projetos de pesquisas com valores bem interessantes. Quem não quer, né? ÇEI,,,
Gisele Rodrigues Barbosa 18/04/2023
Parece mesmo ter 12 anos.Porque somente para crianças é necessário ensinar regras de boa educação.Os adultos já deveriam saber.
Sandra 18/04/2023
Uma mulher de 45 anos e não sabe dar exemplo para filho, nem neto que diz ter? Ver a vó fazer isso,, (achar que tem razão em atrapalhar os demais colegas em sala de aula para tratar de assunto particular), vão fazer igual achando que estão com razão também. Professores, são autoridades em suas salas de aula, para tirar o celular, já devia estar cansada de pedir e avisar numa boa. Teve que ser mais enérgica. E foi corretíssima!!!!!
Ana Maia Ribeiro 18/04/2023
Realmente não é criança, mas se fosse da educação saberia a luta que é travada por causa de celular em sala de aula. A professora foi errada, mas a aluna também não estava certa. O povo não segue regras, não querem e nem interessam.
Daniele Pinheiro Cavalcante 18/04/2023
Usar o celular no horário das aulas está errado, o correto é a pessoa se levantar e usar fora da sala. A professora devera pedir para ela atender lá fora. Agora quanto a professora pegar o celular da aluna e é falar que ela não sabe nada na frente de todos é um constrangimento e humilhação nesse caso caberia mesmo em ir A delegacia.
M 18/04/2023
Vitimismo. Temos que aprender a respeitar espaços compartilhados e cumprir regras.
RrUBENS PRADO 18/04/2023
É o poste mijando no cachorro.
Luciana 18/04/2023
Qual o nível intelectual de uma mulher de 45 anos sendo tão mal educada e infantil em uma aula de mestrado? Não sei dizer. Meus parabéns a professora e que Deus a proteja das suas acusações grotescas de \"assédio moral\". Realmente não sabe de nada, quando se trata de sala de aula. Respeito zero da sua parte como aluna.
Claudio Lima 18/04/2023
Professora certíssima e acabou o papo. Quem quiser está em celular o tempo todo não tem tempo de estudar, fique em casa para não atrapalhar quem quer aprender algo.
Sandrini Oliveira 18/04/2023
Que horror de aluna!!!!! Que terrível exemplo e ainda vai a delegacia?? Gente!!!!!! Precisa explicar porque os professores estão sofrendo tantas barbaridades?? Professora NOTA 1000.
Caaps 18/04/2023
45 anos!!??? Tem certeza!!!??? Parece uma adolescente...
Luciene 17/04/2023
Sinto muito! Não importa seu grau de escolaridade, títulos ou idade; vc ja sabe desde sempre que o uso de celular em sala de aula é proibido. Dessa forma a professora agiu corretamente
ELIANE LOUREIRO DE OLIVEIRA 17/04/2023
A professora está corretíssima, a sala de aula não é para ficar conversando no celular. Em emergências a aluna deve retirar-se da sala.
Paulo 17/04/2023
Duas pessoas sem educação, uma porque ficou falando no celular durante a aula a outra porque tomou. Estamos bem servidos com alunos e professores de mestrado nesse nível.
Jaime Lisandro 17/04/2023
Como assim? Uma prfessora toma o celular de uma aluna de 45 anos que coversava com o marido durante a aula? Ela deu parte da professora? E se arvora no direito de dizer que é avó? Fico pensando nos netos que orgulham e copiam vovó com suas professoras do fundamental.
Agnaldo Valentim de Azevedo 17/04/2023
Tenho 52 anos, se eu fosse relembrar de tudo que oassei na escola na adolescência e juventude era pra mim ser um assassino em série ou um depressivo ser, mas não tive tempo pra isso, precisava ir trabalhar. Obs: tô vivo, bem casado e sem sequelas.
Roberto 17/04/2023
É mãe e avó, porém age como adolescente.
Rod Soares 17/04/2023
Está fazendo mestrado, para quê? Dando mal exemplo. A professora não pensou antes de agir, responderá por tal atitude. Mas a aluna, a partir do momento que leva celular em sala de aula, atende telefonema do marido, sem ter empatia pelos colegas, se está ou não atrapalhando a aula, se comporta como uma pré adolescente de 12 anos se achando na razão. Tenho dó, de nossos professores dessa geração. Na minha época professor era autoridade, aí se faltasse com respeito em sala de aula. Meus pais, ensinava que a educação se tem em casa, respeitando o próximo, seja ele professor ou não. É o quê devemos passar para nossos filhos e netos, uma boa educação respeitando o próximo. Celular em sala de aula, nãooooo.
Decio 17/04/2023
Espero que o delegado oriente que essa aluna cresça mais 35 anos, esqueça o celular e volte pra sala de aula
Lucia Helena da Silva 17/04/2023
A professora está certíssima.
Jeymison 17/04/2023
A pessoa tem 45 anos e age assim. Imagina como são os netos dela!!! A professora merece um premio
Rosângela Medeiros 17/04/2023
Absurdo. As pessoas estão passando dos limites. A professora perdeu a paciência, o que fez foi errado, mas a aluna errada e meia. Mas hoje está assim. Querem ter razão mesmo que estejam errados. Pedisse licença e fosse conversar com o marido fora da sala. 45 anos, não são 9 anos! A coisa da muito feia .
Nilza Carrera Rodrigues 17/04/2023
Amei todos os comentários. Pessoa sem noção apesar dos 45 anos. Um mau exemplo. Acorda pessoa.
JefersonG10 17/04/2023
A aluna se comportou como uma pré adolescente de 12 anos, e a professora a tratou como tal, se ela quisesse tratamento diferente bastava ter se comportado diferente.
Janice Pereira 17/04/2023
Hj em dia, quem está certo é o errado Quem está errado é o certo. O mundo está cada vez pior.
Laura Liz Fonseca 17/04/2023
Em uma aula, quem se senta diante de um professor é sempre aluno, com 3 ou 70 anos. É um ser sem luz, que foi buscar a luz do conhecimento. Agora, estar presente em uma aula, falando ao celular é o cúmulo da falta de educação. As pessoas acham que professor tem sangue de barata. Faça isso numa consulta médica, na frente de um caixa de banco, na frente de um atendente da Receita Federal, num depoimento, numa delegacia ou numa audiência, num fórum. Mas, escolas, de todos os níveis, viraram terra sem dono. Casas de tolerância, para muitos.
Sérgio 17/04/2023
A professora está correta. Sala de aula não é local pra usar o celular.
Andréa Moreno 17/04/2023
Sou Professora e Orientadora Educacional. Em minha opinião, acho que ambas erraram. A aluna poderia ter pedido licença e se retirado para atender ao chamado do marido ao celular. E a Professora passou do ponto expondo a aluna daquela forma. Tudo poderia ser evitado. Ações causam reações. Mas, temos que saber medir as consequências.
Anderson Ramos 17/04/2023
A que ponto estamos chegando...um aluno de mestrado Indo na delegacia reclamar, pois ela estava sendo mal educada com uma professora doutora. Se fosse comigo nem entreva com celular, por isso que digo, quando conheço os pais dos alunos vejo que os alunos são bons até demais.kkkkk
Aurea Maria Larios Pereira 17/04/2023
Professora está certíssima...falta de respeito ficar falando ou digitando no celular em plena aula. Se o assunto com o marido não podia esperar,a aluna que pedisse licença e fosse conversar lá fora!
Helo 17/04/2023
Uma aluna de 45 anos deveria ser madura suficiente para saber respeitar uma sala de aula. Sou professora e sei a falta de respeito de muitos alunos infelismente a professora foi tratada como criminosa. Não quer estudar? Fica em casa.
Selma GOMES LINS ALMEIDA 17/04/2023
Tá certíssima a professora. É absurdo a postura dessa pessoa que agora quer sair como vítima. Tem que ter um emocional muito bom pra dá conta de uma sala de aula onde muitos estão ali só pra bater ponto.
Erica 17/04/2023
Curioso, né? A aluna indignada alegando que a professora agiu como no ensino médio. Mas a bonita não considera que ela mesma, adulta, age como uma estudante de ensino médio que não larga o celular nem na aula... Sendo que, na Universidade, ela poderia ter sido educada e se retirado da sala para usar o seu querido celular sem atrapalhar a aula.
Ieda Conceição Oliveira 17/04/2023
Achei muito bom a atitude da professora, educação vem de berço já tem 45 anos. E se acha no direito de usar o celular na sala de aula? Toda instituição existe regras e tem que ser cumprida,se já tem essa idade e ainda não aprendeu a se comportar em uma sala de aula vai para casa.A professora está certíssima.
Carlos 17/04/2023
Ambas se excederam
Magda Lisboa 17/04/2023
Inconcebível aluno usar o celular em sala de Aula. Como a aluna está num nível educacional superior, já devia ter aprendido que dentro da sala de Aula não se usa celular, não conversa com coleguinha, não fique estudando outra disciplina, etc Errou duplamente, uma por usar o celular e outra por se queixar com outra autoridade que não a escolar
Ane 17/04/2023
Ela que se portou como m aluno de 12 anos. Imagina a professora explicando um conteúdo, os alunos tentando prestar atenção e a folgada falando o celular, claro que atrapalha quem está ensinando e quem está tentando de fato aprender. Do contrário dela que só fica ao celular como a professora mesmo disse. Se ela quer atender suas ligações, peça licença, se retire e vá para um local reservado. Uma mulher de 45 anos agindo como uma adolescente birrenta! Dizendo que a professora a constrangeu perante a todos e falta de respeito dela para com quem está ensinando e os demais. E ainda fazer boletim de ocorrência ???????? belo exemplo que ela está dando para os filhos e netos. Toma vergonha nessa sua cara e se porte como uma adulta!
Acy 17/04/2023
Tempos difíceis, a professora reagiu de forma equivocada retirando o celular de outra \"professora\", a aluna reagiu de forma equivocada usando celular em sala de aula. Caberia as autoridades, disciplinar as duas professoras com aulas de bons modos.
Sergio Alexandrino 17/04/2023
Poderia ter saído da sala e feito a ligação fora da sala. Combino isso já na primeira aula. Se o celular tocar ou precisar fazer uma ligação/chamada, saia da sala para não atrapalhar a aula nem.expor suas conversas íntimas. Não tenho problema desse tipo em sala.
Jose Henrique 17/04/2023
Certíssima a professora!!! Aqueles que são contra, que é um absurdo tomar o celular, são as novas gerações cheias de entender o errado como certo. Não tiveram educação em casa e acham que estão corretos em duas atitudes!! Deveria voltar a época que ficava de castigo depois das aulas para aprender!!!
Teresinha Quaresma 17/04/2023
A professora esta certa. So acho que exagerou um pouco ao retirar, das maos, da aluna. Deveria tér pedido para que guardasse o celulaŕ , ou que se retirasse da saia, para atender a ligacao. E aluna se comportou como estivesse no ensino medio , onde hoje em dia, os alunos acham que podem fazer o que quiserem. Seja qual for o Curso, que estejamos fazendo, a autoridade em sala de aula e o professor. E temos que respeitar suas regras, para melhor aprendizado.
Gilmar 17/04/2023
Está aluna é muito folgada, parece aluno de 10 anos mesmo, sem noção, o professor dando aula e ela no celular vc om maridinho, porque não saiu da sala? E está querendo ser professora, imagina que professora que vai sair?
Adriana 17/04/2023
Uma vergonha a senhora se comportar dessa maneira, deveria dar exemplo em sala de aula... querendo se fazer de vítima....deixa a vaga para quem quer estudar...e não ficar perturbando a aula...
Regis Silbar 17/04/2023
A aluna estava errada a usar o celular, mas a professora foi grosseira, arrogante, perniciosa e controladora. Ela danificou moralmente os sentimentos da aluna. Foi merecido o Registro Policial para que a mesma pense duas vezes antes de outro assedio moral.
Humberto Siqueira Magalhães 17/04/2023
Realmente, faltou a professora bom senso, para solucionar o problema, não lhe custaria nada, aguardar o fim da aula quando chamaria a aluna, em particular e discutisse a sua falta. Sobrou a soberba, faltou a humildade. De vitima passou a algoz.
Dilma Gonçalves de Jesus 17/04/2023
Não seria mais fácil a professora ter um pouco mais de flexibilidade ou ter mais educação não? Doutores não são deuses. Eu sofri muito na minha graduação por causa de egos gigantescos que a terra irá comer. Dizer que a aluna não sabe de nada na frente dos colegas é demais mesmo! Arrogância e ego inflado.
Daniela 17/04/2023
Se o adulto age como criança, nada mais justo que seja tratado como criança. A reação da aluna com a ação disciplinar só comprovou o comportamento infantil, foi contrariada e fez birra, abrindo um B.O. Eu até esperaria isso de uma garota nos seus 20 anos, mas não de uma mulher feita que cresceu nos anos 80 e 90. Que decepção! Meu total apoio à professora. Se precisava falar com o marido, que se retirasse da sala de aula e não desrespeitasse a professora!
WILSON RODRIGUES DE OLIVEIRA 17/04/2023
Não podemos comentar, sem ouvir a versão da professora.
Alexandre 17/04/2023
Concordo com a professora! Aula é para assistir e ter respeito com quem está ministrando. Se precisasse falar com o marido. Por educação, pedisse licença por uns minutos e ia ao corredor do andar conversar. Já tive alunos muito educados, que pedem licença para atender a ligação, e entendo a solicitação do aluno. Mas falar na sala de aula é falta total de bom senso e educação com o professor, a autoridade máxima na sala de aula, independente se é do 1 ano ou de um doutorado!!!
ANA DOLORES DO CARMO COSTA 17/04/2023
Para a professora tomar uma atitude desta é porque não foi a primeira vez. Quer falar no telefone, pede licença e sai da sala. Tô com a professora...
Charlotte 17/04/2023
Isso e uma falta de respeito das duas partes tem que ter etica a professora tenha que chamar a aluna para conversar a sós.. não expor ela na sala de aula principalmente aonde tem alunos (tipo não tenha que humilhar ela em frente de todos os alunos).... E a aluna tenha ou tem que respeitar o espaço do professor se ela quiser falar pelo tlf. Tenha que sair da aula ou pedir permissão para falar no celular, teve mal visto pelas duas além disso os alunos sabem que não é para usar o celular na aula e mais quando o professor estiver explicado algum assunto. Tem professor/a chata tem , tem aluno/a chata tbm tem. Mas tem que ter respeito de ambos os lados.
Celso Garcia 17/04/2023
Corretíssima a posição da professora, se quer falar ao celular durante a aula que peça LICENÇA à professôra para deixar a sala enquanto o faz.
Perneta 17/04/2023
Imprecionante , a errada querendo ser a certa. Agora faz b.o. e quer indenização, infelizmente inversão de valores.
Rafaela Vieira 17/04/2023
Não vejo problema nenhum em usar o celular, afinal somos adultos e cada um sabe de si, mas só no vale atrapalhar . Fazer chamadas em sala foi demais. Se precisava se comunicar podia mandar mensagem ou saísse de sala.
Marlon Marques 17/04/2023
Desde as séries iniciais existe muita permissividade no uso de celulares no interior das salas de aulas Está na hora dos professores tomarem posição, esse negócio de recorrer a polícia para registrar BO como se os professores fossem criminosos é insustentável. Assédio moral ou constrangimento ilegal não cabe, a autoridade em sala é o professor e ponto. Seguir regras é típico de uma sociedade organizada. A professora tem razão, se não quer assistir aula não compareça..
Maria do Perpétuo Socorro Lopes de Sousa 17/04/2023
Professora arrogante, porque não falou após a aula somente com a aluna, expôs e humilhou a aluna.
Katarina Alves Costa 17/04/2023
Eu concordo com a professora. Uma falta de respeito com a docente. Quer usar o celular? Saia de dentro da sala de aula. Não fique conversando, atrapalhando a aula e ais que tem real interesse em aprender e estarem atentos. É sim, a autoridade máxima em sala de aula é o professor. Li os comentários de outros apoiando a aluna que está errada querendo ou não. Agora.corre atrás de ressarcimento. VALORES INVERTIDOS. É o que estamos vivenciado. Lamentável.
Carla Cristina Feitosa dos santos 17/04/2023
Professores de mestrado se acham acima do bem e do mal. Passei por algo semelhante. O celular é só a desculpa para assediar. Até na educação ensino fundamental a inclusão digital adentrou a sala de aula. Um absurdo a postura da professora. Abusiva.
Lorna Lynn Burleigh Young Silva 17/04/2023
Não dá para julgar a professora. Pode ter sido uma solicitação no início do curso para que os alunos não usassem celular nas aulas. De verdade, ver alunos utilizando celular na aula, tira a concentração do professor. Parece ter havido um pouco de exagero de ambas. Estamos vivendo momentos difíceis, sem diálogo e vontade de entender os dois lados.
Mauro 17/04/2023
Mestranda agindo como aluna de 5a série. Não tem respeito nenhum pela professora, pelos colegas nrm pela escola.
Arinete 17/04/2023
Acho certo sim a reação da professora. Qqr criança de 10,12 anos sabe q não pode usar o celular em sala de aula! Que exemplo ela está dando para seus filhos e netos? O que dá a ela o direito de ser melhor que os outros? Já pensou se os outros 20 alunos pensassem igual a ela e todos usando o celular e a professora falando com as paredes? Parece que só ganhou idade e diploma, porque educação, tem q voltar ao ensino fundamental! Tenho 43 anos, curso RH, sou mãe e avó e repúdio 100% essa atitude! Deixo aqui meus parabéns a professora!!!!
Renato Ventura 17/04/2023
A idade do aluno não conta. O que conta é sua postura e o respeito que este tem em relação ao professor Falando ao celular em plena aula é um desrespeito para com o professor. Onde está a ética e a moral. A aluna quer cobrar algo que não possui.
Silvia 17/04/2023
Quando se quer atender uma chamada peça licença do local onde se encontra. Professora está correta. Mestrando será professora , melhor entender.
Francisco 17/04/2023
Aluna desequilibrada! Onde ja se viu violar normas e usar o cel na sala de aula e falar em assedio? Agride os colegas e a Professora e ainda quer tirar vntagwm. A escola deveria dar um repreensao ou outro castigo exemplar.
Ednilsa lima 17/04/2023
Mestranda? É sério isso? Atendendo celular durante uma aula????? Precisa voltar para a alfabetização para se reeducar. Parabéns professora!O professor precisa sim ser respeitado.????????????????????
Amanda 17/04/2023
Que absurdo! Essa professora é completamente desequilibrada, não é uma escolinha de ensino fundamental... Ela poderia muito bem apenas pedir a aluna para que guardasse o celular, ou conversar com ela após a aula pedindo que evitasse usar o aparelho durante suas aulas. A atitude foi completamente desnecessária, ela queria apenas se impor diminuindo alguém, mas acabou sendo só bem infatil mesmo...
Flávia Mafra 17/04/2023
Todo mundo errado. A aluna não deveria usar o celular em sala de aula, independente da idade, altura, cor, credo, série... poderia sair da sala, pedir licença, e usar o telefone fora de sala para não atrapalhar a aula... A professora jamais poderia tirar o celular de um aluno. Poderia, pedindo com gentileza, para ela se retirar da sala, para usar o celular... Ao pedir desculpas, errou novamente, demonstrando que o pedido foi obrigatório por parte dos superiores, que, não estava arrependida por sua atitude rude.
GUSTAVO HENRIQUES ALVES DE MATOS 17/04/2023
Não quer ser tratada como adolescente de 12 anos, então não haja como um. Deveria ter saído da sala e atendido o telefone do lado de fora.
IVANA OKAMOTO 17/04/2023
Falar com o marido durante a aula, no mínimo é falta de educação, em relação ao professor e aos outros \"alunos\". Se quer ser tratado como adulto , se comporte como tal.
Renato Rezende 17/04/2023
Mãe, avó e..... mal educada! Certíssima a professora! Quer usar telefone, pede licença e sai de sala! Usar telefone durante aula é desrespeito com todos! Tem 45 anos e ainda precisa ser tratada como criança.
Ivens 17/04/2023
Pelos comentários aqui, é fácil perceber por que o ambiente acadêmico está em total decadência. Pessoas tóxicas e desequilibradas, como essa professora, ainda são apoiadas por um bom número de frustrados como ela.
Aline Trancoso 17/04/2023
Quem manda na sala de aula é o professor sim, portanto na proxima vc tenha o minimo de educação e saia da sala quando for usar o celular. Se quer ser respeitada como adulta aprenda a se comportar como tal, se ponha no seu lugar!
Mara Eliodoro 17/04/2023
Logo se vê que não é da Área de Educação porque não tem nenhuma: usar o celular durante a ministração da aula da Professora Doutora. Faltou respeito com a docente e com seus pares (discentes). Sendo mãe e avó deveria dar o exemplo! É por essa e outras que os alunos agridem, desrespeitam o professor em sala de aula. Realmente, essa mestranda não sabe de nada! Ser pedra é fácil. Queria vê-la como vidraça! Que ela vá dar aula em sua especialidade!
Rose 17/04/2023
A professora teria que continuar sua aula como se nada tivesse acontecendo e depois cobrar o resultado. Nos dias de hoje, nós professores, temos que nos acostumar com essa tecnologia. Estamos em aula e ao mesmo tempo conectados, novos tempos. Nada justifica a ação truculenta da professora. O diálogo é o melhor remédio
Rita 17/04/2023
Se fosse eu sairia da sala de aula pra usar o celular...
Lu 17/04/2023
Então não pode responder ninguém. Não está dando aula para adolescente e nem se fosse nenhum professor pode tomar o celular de aluno mesmo sendo criança ou adolescente. Estou vendo abuso de professores na educação infantil, ensino médio e professores de Universidade. Ela deveria ter saido para responder. Mas a regra não é só para alunos mas também para os professores não usarem celular em sala de aula só em caso de emergência.
Jarbas Mateus Borges 17/04/2023
Sala de aula o celular deve manter desligado. O professor tem autonomia para confiscar o aparelho uma vez que pode tocar e atrapalhar o andamento e o raciocínio dos demais discente. Agora aluna haja com respeito, jamais vc poderia usar um celular dentro da sala de aula, imagina se todos usassem ao mesmo tempo seria uma bagunça. Parabéns professora, vejam a qualidade desses jovens mestrando pede desculpas e vida que segue.
Ellen 17/04/2023
Só se sentiu constrangida porque sabe que está errada! A professora agiu certo. Agora, ela se diz professora também, quero saber o que ela faria se na aula dela um aluno não largasse o celular. A professora do mestrado tinha que ter expulso da sala, isso sim!
Evaldo Falcão 17/04/2023
Minha mulher é professora e sei o trabalho que dá, para preparar uma aula. Antigamente, as professoras davam aulas com uma régua de madeira de 50cm. Aquele pequeno equipamento servia para apontar a aula no \'quadro negro\' e também para bater na cabeça dos que estavam atrapalhando e/ou conversando. Aula é para adquirir conhecimento. Parabéns à professora.
Sidney de Jesus Amaral 17/04/2023
Essa professora merece um troféu! Ela está corretíssima e agiu conforme deveria. Na atualidade existem estudantes que não valorizam o trabalho do professor e ainda procuram a delegacia por um motivo desses. Eu teria vergonha de para a delegacia registrar uma ocorrência dessa, eu pediria desculpas para a professora caso acontecesse comigo. Se quiser falar ao telefone saia da sala, mais respeito com os professores e com os ambientes de conhecimento.
Everaldo Luzia 17/04/2023
Inversão de valores! Pois a aluna é que constrangeu a docente, já que não foi capaz de seguir regras simples de convivência, usando a velha e boa educação, foi incapaz tbm de usar a sua maturidade ao auge dos seus 45 anos, se comportando como uma adolescente mimada de 13 anos.
Maria Aparecida da Silva galindo 17/04/2023
Se você é mestranda , está tentando se qualificar, em alguma área que tipo de profissional vai ser se não respeita ,a sua professora na sala de aula e seus colegas , qual moral terá enfrentará sua profissão? Que respeito vai poder exigir dos seus coturnos comados!
Maria Rosa 17/04/2023
Realmente, esse ser não tem 10/12 anos, mas agiu como assim o fosse. Lamentável, dentro da formação de educadores, ser admitido pessoas sem perfil, como o dessa pessoa. Deveria haver prova de habilitação profissional, não só para professores, mas, também, em todo curso de formação universitária. Assim, sobreviveriam somente as melhores instituições de ensino superior. Essa pessoa não tem perfil para educar/orientar ninguém.
Priscila Maria 17/04/2023
Criança tem que ser tratada como criança. Procura qualificação??? Precisa aprender boas maneiras. Sinceramente? Ficou magoada? Rezo para nada de ruim acontecer com a professora.
EINAR SILVA DE ASSIS 17/04/2023
Pelo relato se conclui que a professora tomou seu celular como se a mestranda tivesse 12 anos porque ela se comportou como se tivesse 6! É dever do professor exercer autoridade e fazer com que as normas, a ética e a boa educação sejam cumpridas em sala de aula. Ela deve isso aos demais alunos e à própria instituição onde leciona. No caso, se a \"ofendida\" ficou sem ação, perplexa pela atitude da professora, demonstra duas coisas: A primeira é que a tal ligação não era tão importante que justificasse quebra de regras. A segunda é que a queixosa não tem a mínima ideia do que seja se submeter a uma autoridade, se mostrando sem educação, sem consuderação com os colegas e arredia a normas, portanto, um péssimo exemplo em sala que pode e necessita ser reprimido sim. Se eu fosse o delegado (ou até mesmo o juíz do caso), seria assim que despacharia.
Ricardo 17/04/2023
Direitos e deveres. Simples. So aprendeu seus direitos e esqueceu o mais importante. Por aí se tira como será essa futura mestrado kkkkkk nota mil pra essa professora que impôs sua autoridade dentro da sala de aula. Aluno não importa a idade. E obrigação respeitar o professor.
José 17/04/2023
Faltou ética em ambas as partes. Respeito foi ignorado e estes fatos são corriqueiros nos dias de hoje . Vergonha pra educação
Marta 17/04/2023
Todas as pessoas que sentam nums cadeira diante de uma carteira sala de aula vira aluno( a) comportamental, independente da idade. Penso... Contudo, não há nada pior para um docente estar realizando o seu trabalho e aluno digitando no celular... É necessário a professora pedir para guardar o mesmo? Curso de Mestrado?Fala sério, né? E pior a professora foi denunciada a delegacia por assédio moral... Tudo errado, minha senhora de 45 anos
Altair teixeira 17/04/2023
Ela está certíssima, com certeza não foi a sua primeira vez no celular e dentro de uma sala de aula vc queria o que ,que ela interrompesse a aula para vc falar no celular ? Ela deveria ter te colocado de castigo lá na frente,quem sabe assim vc aprende.
Catharina 17/04/2023
Já passei dias preparando uma aula, fazendo slides, pesquisando artigos para enriquecer o conteúdo,enfim me planejando.Na hora da aula alguns alunos ficavam no celular, notebook super desinteressados.Isso cansa, desmotiva e irrita. Nunca vou entender porque alguns alunos pagam, se deslocam pra assistir aula ...e ficam no celular. Imaturidade e falta de respeito. Essa aluna ficou constrangida, imagine a professora
TELMA APARECIDA BONZO 17/04/2023
Uma aluna de pós-graduação devia ter mais respeito pela professora. Estava em aula. Não era o momento para usar o celular. Creio que a professora tenha colocado sobre o uso de celular em aula, apesar que o bom senso diz que sala de aula é lugar de atenção e foco. Absurdo foi esse BO.
Antônio Roberto Maronesi 17/04/2023
Por favor não sua graduação, você não serve para ser professora. Lamentável sua atitude, perdeu a oportunidade de ficar calada.
STELA DALVA DE ABREU SILVA 17/04/2023
Imagino a professora dando a aula e o aluno só no celular.Existe coisa mais irritante que isto?Vc prepara a aula se esmera em passá-la e o aluno nem aí???Ficasse em casa viajando na maionese, não é????
APARECIDA LOURDES SILVA 17/04/2023
Tenho 64 anos e continuo estudando, sempre fui respeitada pelis colegas e pelos professores. Acredito que houve um pequeno exagero da professora, mas não creio que ela agiu errado. Devemos sempre seguir a máxima que diz: Preciso respeitar, para ser respeitado; dentro da sala de aula o professor é autoridade máxima. Se for imprescindível usar o bendito celular, vou até o professor, peço licença e me retiro da sala, depois volto e assim, não incomodo o andamento da aula, nem aos colegas. Tenho uma filha de 13 anos, ela tem celular desde os 10 anos; não permito que ela leve celular para a escola.
Patricia 17/04/2023
Realmente a aluna se sentiu com 12 anos ,mas agiu como esses adolescentes que não respeitam professor ficar no celular durante a aula falta de respeito.
DANILA DANIEL DA ROCHA REIS 17/04/2023
Se estava com celular durante a aula, estava errada. Um comportamento de adolescente em sala de aula requer uma resposta no mesmo nível. O professor é autoridade na sala de aula. A professora não faria isso se não fosse necessário.
Lizzie Bela 17/04/2023
45 anos nas costas, mãe, avó e ainda não aprendeu sobre a postura adequada ao ambiente acadêmico. Pobre professora que é constrangida constantemente por esse tipo de \"estudante\". Depois ainda perguntam o que está acontecendo com o mundo...
Ana Cláudia 17/04/2023
Não tiro a razão da professor por ter tirado o celular, deveria sim ter um pouquinho mais de educação ... Mais acho que ficou mais feio pra aluna ,que é mãe e avó, que exemplo ela tá dando pro seus filhos e neto, com 45anos ter que ser tratada como uma adolescente que não segue o mínimo das regras que em sala de aula não é lugar de mexer no celular ????
Cahh 17/04/2023
A professora está certíssima, já que ela não tem a noção e educação de respeitar a professora e sair da sala para falar ao telefone,tem que tratar igual 5 série.
FRAB 17/04/2023
Deveria ficar constrangida mesmo. Pois a professora não esperava de uma mestranda uma atitude de menina de 12 anos. Se precisa utilizar celular, se retire da sala.
Maria Angela Farias 17/04/2023
A professora, agiu corretamente, a pessoa de 45 anos agindo como uma de 10, 12. Aff. Se vai usar o celular, faça-o fora da sala. A educação no Brasil está em decadência por causa dessa falta de respeito dentro de sala.
Rafael Pazuello 17/04/2023
Geração Paulo Freire é assim mesmo. Cada vez mais os professores perdem suas autoridades em sala de aula. No mínimo, a aluna deve ter passado horas no celular e incomodou a docente. Porém, hoje em dia tudo professor tem que baixar a cabeça e aceitar tudo de discentes. Tudo hoje em dia é caso de justiça.
Antônio 17/04/2023
a julgar pela matéria, a professora tem toda razão. Provavelmente, a professora já notou a falta de compromisso dessa aluna com as aulas. Se ela fez essas críticas, é porque ela realmente sabe o que está dizendo. As pessoas hoje estão muito cheias de \"mimimi\" e não aceitam quando ouvem a verdade.
Elaine Sollaris 17/04/2023
Ah se fosse comigo, essa mulher não se criaria. Registrava roubo.
Maria helena ferreira meneghin 17/04/2023
Essa geração de hj tá insuportável td pra vcs é abuso de poder com certeza vc como \"dizia minha Mâe tem tempo o suficiente de fazer colher de pau e bordar o cabo\". tome tento ir na delegacia registrar uma ocorrência pra uma coisa tão banal se vc se tivesse uma postura e um pouquinho de senso conversaria em particular com a sua professora Com certeza vc apoia tbém os ataques nas escolas, espero que vc não tenha filhos pois não tem garra nenhuma para educa-los.
Bruna Gimenez De Campos Moises 17/04/2023
Pelo jeito a chorona não levava chamada no fundamental, até pq não tinha celular naquela época!! Kkkk mas hj em dia é uma falta de respeito de jovens e adultos tratar o professor como ninguém!! Depois que não consegue nota o professor que tem que aturar né! Bem feito!!! Love professora, muito corajosa!!!
Meiriely 17/04/2023
A professora está super correta, vivendo tempos em que os alunos pode tudo e os professores perderam toda autoridade em sala de aula para ensinar. Vc tem meu apoio Professora.
Claudemir Acosta Xavier 17/04/2023
Interessante que algumas pessoas querem ser respeitadas, mas não procedem dessa maneira com os outros. Obviamente houve abuso de autoridade por parte da professora, que deveria ter pedido a aluna para desligar ou se retirar. O fato de estar atrapalhando a aula não é suficiente para tal atitude; porém, o desrespeito da aluna este sim foi a causa do ocorrido. Sem justificar a atitude desta PROFISSIONAL DE ENSINO, pouco valorizado e muito desrespeitada atualmente, a aluna também deveria se desculpar por sua atitude. O DESRESPEITO CONTÍNUO PROVOCA A INTOLERÂNCIA!!! ATÉ QUANDO TEREMOS QUE LIDAR COM AMBOS? ATÉ QUANDO SE DARÁ VOZ SOMENTE A UMA DAS PARTES? QUEREM DISCUTIR E TRATAR ALGO SEM CONSIDERAR A CAUSA? ISSO POR SI SÓ JÁ É UM DESRESPEITO VELADO!
Osiel Sousa 17/04/2023
Gente, na faculdade eu estava fazendo uma prova, estava colocando, o professor sentou ao meu lado e disse: Vc está colando (ele falou bem baixinho), joga a cola fora e continua tua prova, vou te dá a nota que vc merecer, não vou tirar nem meio ponto. Detalhe, a educação dele acabou comigo. O verdadeiro mestre age assim.
JEFERSON MOREIRA DOS SANTOS 17/04/2023
Ou seja: a aluna ficou mexendo no celular durante a aula de mestrado isso não deve ter acontecido apenas uma vez e ela ainda se sente no direito de abrir um boletim de ocorrência contra a professora!!! Quem está errado é a professora? Essa aluna está errada!!! Não é o fato de estar no mestrado que libera ela para ficar mexendo no celular na aula.
Ana Cristina da Cunha 17/04/2023
Justamente por ser uma pessoa adulta, deveria ter consciência do ambiente e respeito pela professora. Sou professora e pensem como é irritante você está explicando um conteúdo, esperando a atenção da turma e um abençoado no meio pendurado no celular? Sala de mestrado! O professor espera o quê? Da próxima vez pode ser que vá para a sala estudar. E essa história de está falando com o marido, não é justificativa. Podia esperar não. Ninguém da minha família se atreva a me ligar enquanto eu estiver na sala de aula, seja professando ou estudando, pois sou acadêmica também. A ordem é seca: \"Só me liguem se morrer alguém\". Fora isso, todos são adultos, resolvam o que acontecer sem me incomodar. A professora pode ter exagerado, mas só Deus sabe o quanto já pode ter sido incomodada.
ALVINO BISPO DOS SANTOS 17/04/2023
Só quem é regente em sala de aula sabe o quanto é desafiador, está a frente de alunos(as) que não te dá a mínima atenção, estando apenas voltados (as) a tela dos celulares. Esse Dra. De fato chegou o limite, e bem provável que ela já havia chamado atenção dessa desatenta por várias vezes antes do fato acontecer. Lamentável pelo o ocorrido. É esse tipo de estudantes que terão um diploma, mas não deixa de ser analfabetos funcionais.
Adriano 17/04/2023
Parecia ter 12 ao ter o celular tomado, parecia ter seis ao quase chorar por isso e parecia uma adolescente de 16 ao fazer B.O. na polícia. Que papelão pra uma mulher de 45 anos, muito mimimi...
Minha cara de preocupada 16/04/2023
Imagino a quantidade de vezes que essa professora deve ter visto essa acadêmica enganchada no celular pra passar dos limites assim. E aço que o fato de não ser mais uma adolescente e ser tão desrespeitosa com a acintosa fé com que a professora passasse dos limites. Imagino, também, que não deva ter lá grande desempenho. Vai lá só pra \'pegar o certificado\". Eu ignoraria uma aluna assim e daria toda a atenção e energia aos que se interessam.
Julio 16/04/2023
Credo gente, nem no ensino médio tomamos celular dos alunos. Entendo a professora, mas exagerou na forma que agiu em sala de aula. Mesmo tendo escrito no plano de ensino, poderia ter relembrado em aula. Isso não dá o direito dela humilhar ninguém em sala de aula. Penso que isso é a reprodução de um modo autoritário e vaidoso que toma muitos professores do ensino o superior.
Jocemar chaves da Silva 16/04/2023
Esse mimimi todo é porque no Brasil,hoje em dia, não se pode falar a verdade. Da próxima vez, vá para a sala de aula para estudar e não para ficar conversando besteira no celular.
Lorena 16/04/2023
Sou professora e acho que Na verdade nada justifica a falta de respeito e educação! A autoridade do professor não dá o direito de expor ao ridículo, poderia ter dito diretamente em particular sem expor, nada da essa autoridade, o nome disso é abuso de autoridade, crime! Mas o ser humano não está preparado pata ter o mínimo de autoridade que se sente dono do outro... retórica vergonhosa
Giannine 16/04/2023
Existem maneiras mais educadas de resolver uma situação incômoda. Um professor precisa sim ser respeitado em sala de aula, e isso não há o que discutir. Contudo a educação com que o professor deve usar ao abordar um estudante é “conditio sine qua non” para que haja uma resolução positiva do conflito. Um educador que tem esse tipo de reação em sala de aula “não sabe de nada” sobre o que educar, ensinar e despertar no outro a admiração pelo trabalho dele. Boa sorte para todos!
Janice Silva 16/04/2023
O professor é autoridade máxima durante a regência em sala de aula. Não há o que se constranger com a atitude acertada da professora, ainda mais a suposta vítima também sendo docente. Ao certo, não sabe mesmo que faltou com respeito, e perdeu o prestígio na profissão que escolheu. Totalmente inadequada. Atitude desrespeitosa e errada durante a aula e depois.
Vagner 16/04/2023
É piada escutar que o professor passou dos limites. Geração mimimi mesmo. Quer usar o celular? Saia! Tenha respeito. Está pagando e pode fazer o que quiser na sala? É isso?! Piada.
Davi Batista Escouto 16/04/2023
Realmente a professora acertou em tirar o celular! Onde ela achava que estava! Falando com o marido enquanto a professora dá a aula! Mostra ser uma criatura sem a mínima noção!
Jadson 16/04/2023
A professora está correta, eu faria a mesma coisa. Antigamente levava era palmada não mão e ninguém morreu por isso. Isso ajudou a disciplinar muita gente. Hoje em dia não pode fazer nada que é assédio moral é isso é aquilo e os professores se que se lasque.
SERGIO GUERREIRO FERNANDEZ 16/04/2023
Gente sou professora tb hj os alunos nao prestamm atencao em nada so em celular u.a senhora fazendo mestrado ja era pra saber qie ele esta i pra aprender saisse de sala e falasse pro seu marido estou em aula
Raquel 16/04/2023
Fazendo mestrado, mas sem o mínimo de educação possível. Já que precisava falar tão urgentemente com o marido, que saisse da sala. Foi falta de educação e bom senso.
Anônimo 16/04/2023
Não se usa celular em aula, a menos que seja uma ferramenta de trabalho que o professor tenha autorizado a usar. É um tremendo DESRESPEITO com o professor usar o celular durante a aula.
Marilei Weiss 16/04/2023
Na sala de aula a atenção tem que ser para a aula, estudantes precisam entender o papel do professor que tenta fazer o máximo para explicar, porém, os alunos cada vez mais absortos nas redes sociais! Por que vai para a aula?
Everton 16/04/2023
A polícia não pode tomar seu celular. Ninguém pode. Se a professora entendeu que a aluna estava errada tomasse as medidas administrativas cabíveis. Existe Regimento Interno para isso. Existe procedimento administrativo disciplinar para isso. Tomar o celular e expor uma pessoa assim não é a medida correta. A depender do aluno poderia reagir e a situação poderia descambar para violência. Dois erros não fazem um acerto.
Fernanda 16/04/2023
Vamos em parte. A aluna tava falando com o marido via whatsapp ou via tel? Se foi foi tel, deveria ter saído da sala. Ainda sim, a professora não deveria ter tirado o telefone da mão dela. Pedia pra ir atender lá fora. Se estava digitando, era só ignorar a distração. A professora passou dos limites, mas prof univ é assim, infelizmente. Ela não tem um pingo de consideração pelos alunos. Parece até que nos fazem um favor.
Carlos Santos 16/04/2023
45 anos, formada, mãe e avo e não aprendeu ainda que, em sala de aula, por respeito ao.professor e aos demais alunos, não se usa celular. E ainda quer ter razão. É a carinha do Brasil porcaria de hoje.
131 comentários