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GERAL Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024, 17:30 - A | A

23 de Outubro de 2024, 17h:30 - A | A

GERAL / INOVAÇÃO

Uso de Inteligência Artificial na BR-163/MT é apresentado na UnB

Sistema da Nova Rota analisa automaticamente defeitos na sinalização e pavimento da rodovia

Pietra Buelli | Nova Rota do Oeste



Projeto que usa Inteligência Artificial para o monitoramento da BR-163/MT foi apresentado pela Nova Rota do Oeste durante o XIV Workshop sobre Recursos de Desenvolvimento Tecnológico (RDT) da Agência Nacional de Transportes Terrestres, realizado na Universidade de Brasília (UnB) nos dias 21 e 22 de outubro.

O sistema da Concessionária é uma inovação no país e pretende automatizar o reconhecimento de problemas na rodovia, como trincas no pavimento, sinalização danificada, crescimento da vegetação às margens da pista e condições de drenagem para a realização de obras e correções necessárias com mais celeridade.

Foto: Divulgação

PROJETO INTELIGENCIA ARTIFICIAL ROTA DO OESTE

Rheno Tormin.

“O benefício do uso da Inteligência Artificial é identificar de forma prematura os defeitos na estrutura da pista e faixa de domínio da rodovia, sendo mais efetivo que contar unicamente com a percepção do ‘olhar humano’. Com o sistema vamos corrigir os problemas ainda no início, entregando uma rodovia mais segura para os nossos usuários, com obras ainda nos estágios iniciais”, explica o gerente de Pavimentação e Controle Tecnológico da Nova Rota, Rheno Tormin, responsável pelo projeto.

Durante o evento, a Nova Rota expôs os resultados iniciais do programa e respondeu dúvidas dos presentes, contribuindo com um campo de troca de ideias para impulsionar novas soluções para o setor rodoviário como um todo. O encontro também contou com a participação de outras concessionárias de rodovias, empresas do setor tecnológico e estudantes universitários dos cursos de engenheira e tecnologia.

O sistema da Nova Rota está em construção desde fevereiro de 2024 e conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no desenvolvimento de algoritmos capazes de realizar análises da rodovia. O projeto atua com a metodologia Machine Learning, que ‘ensina’ computadores a interpretarem as imagens captadas por meio de um veículo da Concessionária equipado com câmeras especiais de alta resolução que filmam a rodovia em 360º.  Após a análise das imagens pelo programa, é possível apontar alertas de obras preventivas a serem realizadas.



Álbum de fotos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

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