Wesley Moreno/Power Mix
Esta semana, o governo federal anunciou um plano de investimento ambicioso visando fortalecer a infraestrutura de rodovias e ferrovias essenciais para o escoamento da produção agropecuária brasileira. O Plano Nacional para Escoamento da Safra 2023/24 destina quase cinco bilhões de reais para a melhoria dos "corredores do agro", vias fundamentais para o transporte de grãos e outros produtos agrícolas. Cerca de três bilhões de reais serão investidos no Arco Norte, enquanto pouco mais de dois bilhões serão aplicados em melhorias no Sul e Sudeste do país.
O plano abrange a realização de 60 obras estruturantes em todo o Brasil, incluindo a pavimentação das BRs-158 e 242 em Mato Grosso. Adicionalmente, o governo planeja promover 13 leilões de concessão, com potencial para gerar 122 bilhões de reais em novos investimentos. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, 10 leilões vão beneficiar diretamente os corredores de escoamento do agronegócio, com investimentos previstos de 95 bilhões.
A expectativa é que essas ações possibilitem a movimentação de 56 milhões de toneladas de grãos apenas pelos sete mil e 300 quilômetros de vias que conduzem aos portos do Arco Norte, como Barcarena e Santarém, no Pará. No setor ferroviário, o plano contempla intensificar as obras na Ferrovia de Integração Oeste-Leste e retomar projetos na Transnordestina e na Fico, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste. O trecho inicial, chamado FICO 1, tem pouco mais de 380 quilômetros de extensão, ligando Mara Rosa em Goiás a Água Boa em Mato Grosso.