NOVA MUTUM, 15 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,89
NOVA MUTUM, 15 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,89
Logomarca

AGRONEGÓCIOS Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 08:50 - A | A

14 de Abril de 2025, 08h:50 - A | A

AGRONEGÓCIOS / AGRONEGÓCIOS

Talento precoce: menino de 9 anos surpreende com marca própria de café

Pedro Okagawa Braga quer vender o grão “para todo o Brasil e no exterior”.

GloboRural
Brasil



Enquanto a maioria das crianças tem apenas jogos de videogame e brincadeiras com bola de futebol ou boneca como preocupação quando não estão na escola, Pedro Okagawa Braga, de São Paulo, divide o tempo livre entre andar de bicicleta e passear de metrô no fim de semana com a administração do próprio negócio.

É isso mesmo! O menino de 9 anos, que desde cedo já mostrava interesse pelo empreendedorismo, é dono da “Pedro Eco”, marca que vende café especial e outros produtos relacionados ao grão homenageado com o Dia Mundial do Café nesta segunda-feira (14/4).

A ideia surgiu despretensiosamente durante a visita da família à cafeteria de um amigo que trabalha com torrefação e beneficiamento de cafés especiais de pequenos produtores da região. E se Pedro gostava de empreender e o fornecedor poderia disponibilizar torra, moagem e embalagem, por que não criar um lote exclusivo para que pudesse desenvolver ainda mais o dom?

Foto: Divulgação/Pedro Eco

cafe menino 9 anos

Pedro Okagawa Braga produz café moído.

Em um primeiro momento, ele ganhou 20 pacotes de café 100% arábica e comercializou rapidamente para familiares e amigos. Depois, o volume aumentou para 30 e está dividido em três produtos: café moído de 80 gramas, que custa R$ 16,99, e café moído e em grão de 250 gramas, a R$ 44,99.

Entre os planos traçados para o futuro, muitos deles estão relacionados ao grão, como diversificar os itens disponibilizados no site e consolidar a marca no mercado cafeeiro.

“Quando eu for adulto e maior de idade, quero abrir uma loja física, ter um CNPJ, começar a investir em anúncios pagos e contratar um funcionário para me ajudar. Também quero ampliar meu site de e-commerce para vender café para todo o Brasil e expandir internacionalmente”, conta Pedro.

O entusiasmo do garoto com o café também é compartilhado pelos pais. A mãe, Adriana Okagawa Januário Braga, por exemplo, além de ser apaixonada pela bebida, acompanha de perto o trabalho do filho e, recentemente, aprendeu como funciona o processo de torrefação do grão durante uma visita técnica.

“O Pedro passou a estudar e tem se interessado muito. Não somos especialistas na área, mas ele sabe diferenciar os tipos de café e entende a importância dos pequenos produtores. Ele está super animado com isso, gosta muito de falar e explicar sobre o café, além de vender. E, apesar de ser uma criança tímida, é muito comunicativo para vender os produtos dele”.

Sustentabilidade

A informação de que um garoto de apenas 9 anos possui uma marca de café especial surpreende. Então, o que imaginar ao saber que a veia empreendedora começou bem antes disso?

Durante as férias escolares de 2024 com a família na praia, Pedro percebeu a habilidade da prima, Lorena, com papel e lápis e propôs um negócio: ela faria desenhos para que ele vendesse, e o lucro seria dividido igualmente. O negócio foi fechado entre mergulhos e pés sujos de areia e chegou até outros eventos, como aniversários.

“O Pedro não desenhava tão bem, mas viu que a prima tinha habilidade e aproveitou isso. Ele tem um olhar estratégico muito forte”, destaca a mãe.

Depois dos desenhos, o investimento foi em copos feitos com casca de coco, época em que também surgiu a identidade “Pedro Eco”, que remete à preocupação com a sustentabilidade e reaproveitamento de materiais que seriam jogados no lixo.

Mesmo com a pouca idade e sem muita experiência no setor, Pedro faz questão de participar de todos os processos da marca. E, para isso, conta com o auxílio dos pais e também da escola, local onde aprendeu a criar a logomarca do site e fazer cartazes anunciando promoções dos produtos.

“Ele sempre foi um aluno muito inteligente e criativo. Desde pequeno, se destacava nas atividades. Quando vimos a qualidade do trabalho dele com o café, ficamos impressionados”, conta Patricia Torres Azevedo, professora e coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Aubrick.

Cada embalagem apresenta ao consumidor as informações básicas e também o local de origem, o nome do produtor, as notas sensoriais, a variedade do café, além de uma sugestão para preparar a bebida.



Comente esta notícia