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GERAL Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024, 14:30 - A | A

06 de Novembro de 2024, 14h:30 - A | A

GERAL / HUMILHANTE

Caixa Econômica de Nova Mutum/MT expõe usuários ao ridículo; Tempo de espera chega a 7 horas

Nossa redação recebeu dezenas de reclamações de pessoas que nem sequer haviam almoçado ainda

DA REDAÇÃO
Nova Mutum/MT



Na tarde desta quarta-feira, (06) pelo menos uma dezena de usuários da Caixa Econômica Federal de Nova Mutum enviaram para a nossa redação, fotos e vídeos relatando a situação "humilhante" pela qual estavam passando na fila de espera para atendimento.

Um dos internautas que nos enviou imagens do interior da agência reclama que desde ás 9h da manhã aguarda para ser atendido e não havia conseguido quando já passavam das 14h. "Alguém precisa olhar pela gente. Pelo amor de Deus! Isso aqui é humilhante, eu perdi um dia de serviço, não como nada tem pelo menos 7 horas e ninguém me diz se vou ser atendido hoje ou não" exclamou.
O jornalista do POWER MIX, Mauro Fonseca já havia passado por situação parecida no último dia 31 de outubro quando foi até a agência, na Avenida dos Beija-Flores tentar trocar a senha do seu aplicativo do FGTS. Naquela ocasião, Mauro teve um pouco mais de sorte, pois chegou na agência por volta das 8h30 da manhã e conseguiu o atendimento 4 horas depois.

Ele tentou naquele dia fazer imagens da aglomeração de pessoas dentro da agência, mas foi advertido por um dos seguranças que isso era proibido e que se insistisse em fazê-lo, poderia ser retirado do local pela polícia.

Ao ser atendido, Mauro que não se identificou como jornalista questionou a atendente sobre os motivos da demora e ela com muita naturalidade respondeu que o sistema de senhas prioriza o atendimento do cidadão que tenha algum tipo de relação com o banco, seja por conta corrente, seguro ou financiamento e que os usuários que não possuem conta na instituição ou outro tipo de relação comercial, acabam ficando automaticamente "para depois" no sistema de senha que é gerado ao chegar na agência e identificar o tipo de atendimento que procura.

As siglas, FGC, CXC, CXP e tantas outras tem significado de tipo de atendimento é através destes códigos é que o sistema prioriza o atendimento conforme lhe foi explicado. A senha com as iniciais CXC por exemplo significam que ao chegar na agência, o cliente disse no pré-atendimento que deseja depositar algum dinheiro ou pagar boleto na "boca do caixa" e este acaba sendo priorizado.

Já os que buscam atendimento para FGTS por exemplo, tem a sigla da senha com as iniciais FGC e estes acabam ficando por último, pois o sistema entende que ele não tem relação com o banco e está ali apenas para fazer uso de um programa social do governo federal.

No episódio desta quarta-feira, (06) os usuários do Bolsa Família, FGTS, Seguro Desemprego e Caixa Tem foram os que nos enviaram as reclamações, por estarem alguns há 7 horas na fila.

A lei que diz que o tempo de espera não pode ser superior a 20 minutos em dias comuns e 30 em dias de pagamento quase nunca é aplicada porque existe muita dificuldade em impetrar uma ação neste sentido e o usuário acaba desistindo, mas o Código de Defesa do Consumidor, (CDC) e as leis sobre o tema preveem uma série de sanções administrativas aos bancos que descumprem a legislação.

As penalidades podem variar de uma simples advertência à imposição de multas severas, ou até mesmo ao fechamento do estabelecimento. Se o interesse for a indenização pelo dano moral, o consumidor deve judicializar a reclamação, ou seja, recorrer ao Poder Judiciário.

A reportagem deixa espaço para a diretoria da agência local se manifestar a respeito do tema que tira o sossego da população toda vez que precisa utilizar-se de algum serviço da Caixa Econômica Federal.

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Comente esta notícia

Lucia Rukhaber Messias 07/11/2024

Eu esta lá na caixa ontem cheguei as 8:30e sai as as 16 horas fui só para atualizar o FGTS e um verdadeiro descaso com o ser humano uma vergonha

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Gustavo 07/11/2024

Uma falta de respeito mesmo. A última vez que enfrentei fila nessa agência foi para encerrar minha conta. Total desserviço com os clientes.

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ELTON CARLOS DE SOUZA 06/11/2024

Omtem estava lá cheguei 13 .00 horas sai 17.50 último a sair do banco uma vergonha pra fazer uma senha e pedi uma 2 via do cartão passa uma tarde dentro do banco .sem contar elas passam 2 horas Pra atender 2 passos. Tem que ser cobrado isso e injusto

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Glaucia Morais 06/11/2024

Nossa, até que em fim fizeram uma matéria sobre, meses atrás eu relatei isso a vcs, tive que perder 2 dias de trabalho pq no primeiro não consegui atendimento.

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Angela Maria Alves 06/11/2024

Eu estava lá , ontem tbm . Eu cheguei as 9 e 45 e fui atenddai as 15 hrs. Sem almoço e ainda tinha q voltar ao trabalho. Ñ pode filmar pra mostra q ainda estamos lá. Os segurança arrogânteñ ajuda as entrar ,aquela porta giratória trava com toda vez q entra uma pessoa idoso .Isso e uma vergonha.

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Eliz 06/11/2024

Isso quando deixam entrar,porque geralmente essa que tira a senha faz de tudo pra vc voltar da entrada e manda vc se virar que é tudo pelo aplicativo,não gosto nem de passar na frente.

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6 comentários