NOVA MUTUM, 23 de Setembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,54
NOVA MUTUM, 23 de Setembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,54
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024, 09:30 - A | A

23 de Setembro de 2024, 09h:30 - A | A

GERAL / VIDA SELVAGEM

Capivara mergulha e escapa de ataque de onça-pintada no Pantanal de MT; veja vídeo

Vídeo viralizou nas redes sociais e alcançou mais de 300 mil visualizações neste domingo (22).

G1/MT



Conhecidas pelo comportamento dócil e sociável, as capivaras geralmente se dão bem com diversos animais e raramente são alvo de predadores. No entanto, desta vez, uma capivara enfrentou um verdadeiro desafio ao quase ser caçada por uma onça-pintada enquanto se refrescava às margens do rio Cuiabá/MT, na região de Porto Jofre, em Poconé/MT, a 104 km da capital.

O vídeo, registrado há três semanas por uma turista estrangeira, viralizou nas redes sociais e alcançou mais de 300 mil visualizações neste domingo (22).

Nas imagens, é possível ver o felino vigiando o roedor de longe, esperando o melhor momento para atacar. Mas, quando a onça decidiu correr e ir atrás da capivara, a presa se adiantou e logo mergulhou na água, sem ser mais vista. Após isso, a onça até tentou continuar atrás da capivara, mas quando percebeu que, desta vez, perdeu a refeição, ela voltou para a margem do rio.

Na publicação da turista, Vidya Manwani, ela menciona que essa foi uma das cenas mais emocionantes que já presenciou em todo o período que esteve no Pantanal de Mato Grosso. Segundo ela, no dia do registro fazia cerca de 40°C.

Ainda no post, Vidya contou que, devido ao calor, ela começou a se sentir mal e desidratada e tinha pedido para voltar a onde estava hospedada, mas, ao chegarem na pousada, a inesperada perseguição começou. Ela disse que onça é conhecida na região, e chamada de Poliana.

“Quando voltamos para a pousada, já fora do parque e em propriedades privadas ao longo do rio Cuiabá/MT, avistamos a onça na margem oposta. Inicialmente, pensámos que era um macho devido ao seu tamanho, mas à medida que nos aproximamos, percebemos que era uma fêmea, a Poliana, uma mãe experiente com dois filhotes”, diz trecho da publicação.

Ao g1, o biólogo Renan Demétrio contou que esse comportamento registrado no vídeo é algo completamente comum, tendo em vista que "onças são predadoras de capivaras".

VEJA VÍDEO:



Comente esta notícia