NOVA MUTUM, 17 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,07
NOVA MUTUM, 17 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,07
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 10:20 - A | A

17 de Janeiro de 2025, 10h:20 - A | A

GERAL / SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Chuvas travam estradas e deixam população de cidade de MT ilhada; pontes estão ‘sob pressão’

Rafael Machado/OlharDireto
Chapada dos Guimarães/MT



As fortes chuvas que atingem Chapada dos Guimarães desde o último fim de semana têm causado sérios transtornos na cidade, especialmente nas estradas. No decreto de emergência publicado nesta sexta-feira (17), o prefeito Osmar Dorner (MDB), destaca que a maioria dessas vias é composta por solos arenosos, suscetíveis à erosão e ao acúmulo de lama, o que agrava ainda mais durante o período chuvoso.

Ele ressaltou que o município ocupa o nono lugar em extensão de estradas não pavimentadas de estado, com 398,68 km de rodovias estaduais e mais de 2,5 mil km de estradas vicinais.

A tempestade provocou alagamentos, deslizamentos e atoleiros, deixando trechos intransitáveis e comprometendo a circulação de veículos. A situação afeta diretamente o transporte escolar, que percorre 4.800 km por dia, e o escoamento da produção agropecuária, atividades essenciais para a população local.

Além disso, a infraestrutura do município, que conta com 135 pontes de madeira, também está sob pressão. As chuvas intensas danificaram pontes, bueiros e cabeceiras, dificultando ainda mais o acesso às 70 comunidades tradicionais, 13 assentamentos e 7 distritos que dependem dessas vias para locomoção e transporte de bens e serviços.

Mesmo com as máquinas da prefeitura trabalhando na manutenção e recuperação de pontos críticos, o volume constante de chuva impede que as estradas sejam restauradas adequadamente. A falta de trafegabilidade agrava os transtornos para a população rural, que soma cerca de 9 mil habitantes.



Comente esta notícia