Wesley Moreno/ PowerMix
Nova Mutum/MT
Dez estudantes do Novo Ensino Médio, integrantes da equipe de robótica Mutum-X, embarcam na próxima segunda-feira (14) para os Estados Unidos, onde participarão do FIRST Championship, considerado o Mundial de Robótica, entre os dias 16 e 19 de abril, em Houston, no Texas. A equipe conquistou vaga após se destacar entre mais de 80 times brasileiros na etapa regional da First Robotics Competition (FRC), realizada em São Paulo.
A Mutum-X é formada por alunos das escolas estaduais José Aparecido Ribeiro e Tiradentes, que cursam o ensino médio integrado aos cursos técnicos de Mecatrônica, Administração e Mecânica Industrial no Senai Nova Mutum, graças a uma parceria entre a Seduc-MT e o Senai Mato Grosso por meio do Novo Ensino Médio.
Para a gerente do Senai Nova Mutum, Adriele Muniz, a conquista é reflexo de um trabalho intenso e comprometido com a educação de qualidade e o incentivo à inovação.
“A participação da equipe Mutum-X no Mundial de Robótica traz diversos impactos positivos para o desenvolvimento educacional e técnico desses estudantes. Eles não são apenas alunos do Senai, mas frutos da integração entre Seduc e Senai por meio do Novo Ensino Médio. Essa experiência contribui significativamente para o crescimento pessoal e profissional dos alunos, preparando-os para desafios futuros no campo da tecnologia e inovação”, destacou Adriele.
Superação em tempo recorde
Criada em julho de 2024, a equipe Mutum-X já acumula prêmios importantes em sua breve trajetória: campeã na Off Season em Cuiabá, vice-campeã na etapa regional em São Paulo e vencedora do prêmio Rookie All Star, que reconhece a equipe novata de maior destaque técnico e social.
Apesar do pouco tempo de preparação, os desafios foram superados com determinação.
“O principal desafio foi o tempo. A equipe foi criada há menos de um ano e precisou absorver rapidamente competências em robótica, programação, elétrica e mecânica para criar um robô funcional. Além disso, desenvolvemos um projeto social em parceria com a prefeitura para disseminar a robótica entre crianças e adolescentes, o que também contribuiu para o prêmio Rookie All Star”, explicou Adriele.
Resultados concretos da parceria entre Seduc e Senai
A gerente também ressalta os frutos práticos da união entre ensino médio e formação técnica.
“A parceria com a Seduc tem proporcionado resultados incríveis. Os alunos desenvolvem habilidades fundamentais como trabalho em equipe, liderança, raciocínio lógico e pensamento computacional. Isso os prepara tanto para o mercado de trabalho quanto para universidades de alto nível”, afirmou.
Expansão da robótica em Mato Grosso
Com a visibilidade alcançada, o Senai Nova Mutum já planeja expandir o projeto de robótica e oferecer novas oportunidades.
“A Mutum-X é uma grata surpresa para o Senai Nova Mutum e para o Senai Mato Grosso. Já estamos organizando um novo edital para admissão de estudantes interessados em integrar a equipe. A ideia é ampliar o acesso à cultura STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e essa ação se estende a todas as unidades do Senai MT. Queremos alcançar mais jovens, disseminar ciência e promover inovação”, finalizou.
A equipe será acompanhada pelos mentores Marco Aurélio Fernandes, Maisson Iuri Nascimento, Adriele Muniz e por toda a equipe técnica do Senai. Essa será a primeira viagem internacional dos alunos, marcando um novo capítulo na história educacional de Nova Mutum.
Para acompanhar a trajetória da equipe, acesse o perfil oficial no Instagram: @mutumx10291
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM