Assessoria de Imprensa – Fundação Bunge
Nova Mutum-MT
Com objetivo de aproximar novos fornecedores e ampliar as compras de pequenas empresas para apoiar o desenvolvimento local sustentável, a Fundação Bunge realiza Rodadas de Negócio do projeto Economia da Gente, de 4 de novembro a 5 de dezembro. A iniciativa utiliza metodologia do Sebrae e aproxima pequenos empreendedores e a Bunge, gerando renda e diminuindo a pegada de carbono.
Os eventos serão realizados em Nova Mutum (MT), Uruçuí (PI), Ponta Grossa (PR), Ipojuca (PE), Rio Grande (RS), Rondonópolis (MT), Duque de Caxias (RJ) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Em Ipojuca e Rondonópolis, as Rodadas de Negócio serão abertas a outras empresas compradoras.
“Não se trata apenas de uma negociação comercial, mas de um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de relações duradouras. Queremos que os participantes saiam mais preparados para atender às exigências de uma grande empresa como a Bunge e, ao mesmo tempo, que eles vejam o evento como um ponto de partida para novas oportunidades”, explica Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
De acordo com Krishna Aum, coordenador de programas do Sebrae, as rodadas de negócios são uma das principais ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae para gerar aproximação entre ofertantes e demandantes. “Elas são organizadas de maneira que os serviços oferecidos pelos pequenos negócios sejam apresentados à Bunge presencialmente, com interação um a um”, afirma.
Desenvolvimento
O projeto Economia da Gente impulsiona a economia regional de maneira sustentável e fortalece o empreendedorismo, por meio do incentivo e ampliação das compras locais. Essas ações permitem geração de renda, novas oportunidades e o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que a Bunge possui operações.
A iniciativa divulga essas oportunidades locais no Catálogo de Fornecedores, realiza conexões com as Rodadas de Negócios e prospecta novas possibilidades ao auxiliar na capacitação de pequenos empresários.
Atualmente, o Catálogo de Fornecedores tem 600 negócios cadastrados, chegando a mais de 1000 até o fim do ano. Um dos negócios participantes é a Enger Soluções, de Nova Mutum (MT), que atua no ramo de montagem e manutenção industrial.
“Essa parceria tem levado sucesso para as pequenas e médias empresas. Isso fortalece o comércio local e as empresas da região. Com certeza todos ganham. A Bunge ganha por ter um fornecimento de valor agregado mais acessível, as empresas ganham pelo fato de estar prestando serviço dentro da sua localidade, não precisando deslocar seu time, e o comércio e a cidade se beneficia pela movimentação financeira, porque esse dinheiro que a Bunge nos paga, nós repassamos para os nossos colaboradores, e isso fica dentro do município. É bom para todos”, afirma Emerson Fernandes, proprietário da Enger Soluções.
A Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há quase 70 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Site: fundacaobunge.org.br