NOVA MUTUM, 08 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,81
NOVA MUTUM, 08 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,81
Logomarca

GERAL Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 20:27 - A | A

08 de Fevereiro de 2025, 20h:27 - A | A

GERAL / CRISE

Jovem fuma vape por cinco anos e passa tossir sangue

G1



Jayden Richardson, de 17 anos, nunca imaginou que o hábito de usar cigarros eletrônicos, iniciado aos 12 anos, pudesse causar danos tão severos à sua saúde. O jovem, que fumava o equivalente a 50 cigarros por dia através do vape, ficou apavorado ao começar a tossir sangue durante uma viagem em família à Turquia, em agosto de 2024. O que inicialmente foi diagnosticado como uma úlcera estomacal revelou-se um caso grave de lesão pulmonar associada ao uso excessivo do dispositivo.

No último dia de sua viagem de férias, Jayden sentiu dores no peito e, ao tossir, percebeu sangue no catarro. A situação piorou rapidamente, e poucas horas depois, o adolescente estava tossindo grandes quantidades de sangue. Assustado, ele foi retirado da piscina por amigos da família e levado imediatamente para um hospital local.

De acordo com o tabloide britânico Mirror, no retorno ao Reino Unido, Jayden foi levado às pressas para um hospital, onde os médicos inicialmente atribuíram o sangramento a uma úlcera estomacal, especialmente após relatos de que ele havia consumido alimentos gordurosos e kebabs diariamente durante a viagem. No entanto, exames mais detalhados, incluindo uma endoscopia, revelaram danos pulmonares significativos, atribuídos diretamente ao uso prolongado de cigarros eletrônicos.

Apesar do diagnóstico alarmante, Jayden admitiu que, meses depois, durante seu aniversário em janeiro de 2025, voltou a usar um cigarro eletrônico, acreditando que "o dano já estava feito". No entanto, o adolescente voltou a tossir sangue e agora aguarda uma tomografia para avaliar a extensão do problema. “Eu pensei que algumas tragadas não me afetariam, mas estava totalmente errado”, admite Jayden. “A dor no meu pulmão esquerdo é constante, às vezes aguda. Se pudesse voltar no tempo, nunca teria tocado em um vape.”



Comente esta notícia