NOVA MUTUM, 26 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,92
NOVA MUTUM, 26 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,92
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025, 16:12 - A | A

24 de Janeiro de 2025, 16h:12 - A | A

GERAL / CHUVAS EM MT

Quase 30 cidades estão em calamidade ou emergência; enchentes prejudicam logística de municípios

Rafael Machado/OlharDireto
Mato Grosso



O número de municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade por causa das chuvas subiu de 23 para 27, conforme informações da Defesa Civil de Mato Grosso e dos próprios municípios.

Nas últimas 24 horas, Nossa Senhora do Livramento, Bom Jesus do Araguaia e Lambari D’Oeste recorreram à medida para tentar amenizar os impactos causados pelas enchentes. Hoje pela manhã a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou emergência e calamidade pública.

Em Bom Jesus do Araguaia, o prefeito Marcilei Alves, disse que, apesar de não ter registro de mortes, os prejuízos materiais foram significativos, incluindo a destruição de infraestrutura pública e bens públicos e particulares, além de impactos ambientais causados pelas inundações.

As fortes chuvas que atingiram Lambari D’Oeste, na última semana, causaram enchentes e alagamentos no município, provocando graves danos, devastando pontes e estradas, impedindo o acesso às cidades vizinhas.

Já em Nossa Senhora do Livramento, várias pontes e bueiros foram danificados pela força da enxurrada e acabaram sendo destruídos, tornando precária e interrompida a trafegabilidade nas estradas que cortam o município.

As chuvas elevaram os níveis dos rios e córregos da zona rural, atingindo diversas Comunidades como P.A São Manoel do Pari, Aguacú Monjolo, Maciel, Jacaré de Cima, Onças, Coxos, Laginha de Cima, Buriti do Atalho, Moquém, Água Limpa, Quilombo, Rio dos Peixes, Estrela do Oriente e a Região do Baixo Pantanal como o Distrito de Pirizal e outras localidades.

Conforme o governo, apenas os municípios de Rio Branco, Salto do Céu, Alto Paraguai, Paranatinga, Confresa, Cuiabá e Nova Nazaré solicitaram homologação estadual.

Estão sendo monitorados as cidades de Nobres, Santa Terezinha, Rondonópolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas em Mato Grosso desde o início de janeiro foi de 219 milímetros.



Comente esta notícia