MaisGoiás
Vaticano
O Vaticano fez o anúncio oficial da morte do padre Jorge Maria Bergoglio, mundialmente conhecido como papa Francisco, à 9h45 do horário local (4h45 no horário de Brasília), nesta segunda-feira (21 de abril).
A missão de ser o porta-voz da notícia coube ao carderal Kevin Farrell, carmelengo da Câmara Apostólica.
A palavra camerlengo vem do latim medieval camarlingus, que, em tradução livre, significa “funcionário da câmara do soberano”. O carmelengo é uma espécie de zelador do Vaticano. Além de anunciar a morte de Francisco, caberá também a ele a tarefa de administrar a Igreja Católica enquanto não houver um novo papa. Será dele a incumbência de conduzir o conclave que elegerá o novo chefe do mundo católico.
“Caríssimas irmãs e irmãos, com profundo pesar devo anunciar a morte do nosso santo padre Francisco. Às 7h35 dessa manhã (2h35 no horário de Brasília), o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e à sua Igreja”, disse Farrell.
“Ele [Francisco] ensinou a viver conforme os ensinamentos do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal. especialmente em favor dos pobres e dos marginalizados. Com gratidão imensa pelo seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito e misericordioso amor de Deus”, completou o carmelengo.
VEJA VÍDEO: