Brenda Closs/Folhamax
A deputada estadual Janaína Riva (MDB) negou que tenha recebido convite do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para ser vice na chapa dele ao Governo do Estado em 2026. À imprensa, na última semana, ela reafirmou que é pré-candidata ao Senado, mas declarou que desejaria ser governadora um dia.
“O Pivetta nunca me convidou e a gente nunca teve nenhum assunto também que tratasse acerca desse tema. Ele sabe que eu sou candidata a senadora, me chamou lá algum tempo atrás para perguntar qual seria o meu projeto, deixei muito claro a ele que seria uma candidatura de senado, mas em nenhum momento ele me assediou querendo também que eu fosse vice”, declarou a parlamentar.
Riva ainda aproveitou para criticar pré-candidatos à eleição majoritária que só lembram das mulheres para compor a chapa e não encabeça-la. “Vocês sabem disso, a maioria das vezes querem as mulheres para vice, para somar, mas o meu objetivo é ser senadora da República, não é ser vice. Gostaria de ser governadora, mas vice [não]”, enfatizou.
Janaína Riva é uma aliada antiga de Pivetta. Mesmo com relações “estremecidas” no Palácio Paiaguás, os dois mantém bom diálogo. Além disso, a parlamentar tem feito viagens institucionais ao lado do vice-governador por Mato Grosso. Mesmo assim, a legisladora afirmou que ainda não é o momento para discutir sobre apoio partidário.
Pivetta pode ser adversário do sogro de Janaína, o senador Wellington Fagundes (PL). “É algo também que eu não posso aceitar discutir nesse momento, se eu sou candidata a senado, sou candidata a senado, não sou candidata a vice. Então é natural que isso vá gerar especulações. Já tive essa conversa com o Júlio Campos também, acerca do senador Jayme, daqui até lá eu vou ser vice de um monte, sabe, mas o meu objetivo é ser senadora mesmo”, afirmou.