Gabriel Rodrigues - RD NEWS
Mato Grosso
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) lidera a disputa ao Governo de Mato Grosso em 2026, conforme aponta pesquisa da Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, divulgada nesta quarta-feira (23).
Embora a emedebista defenda que seu projeto eleitoral e pesssoal, neste momento, seja exclusivamente por uma vaga ao Senado Federal, seu nome lidera em todos os cenários traçados para o 1º turno da eleição estadual.
Na pesquisa, Janaina sai na frente nas intenções de voto no 1º turno contra nomes que hoje já aparecem como possíveis pré-candidatos, como o atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos); os senadores Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL); o ministro da Agricultura e senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD); o ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), e o empresário Odílio Balbinotti (sem partido).
Ela também impõe vantagem sobre outras figuras do cenário político, que nem mesmo são cotados no cenário atual para disputarem o Palácio Paiaguás, como o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB); o deputado estadual Valdir Barranco (PT) e o empresário Marcelo Malouf (PSDB) Veja abaixo:
Foto: Reprodução

Segundo turno
Para o segundo turno, a pesquisa expôs 11 cenários diferecentes, dentre os quais a reportagem do destacou três.
No cenário 1, onde Pivetta encararia Fávaro, o atual vice-governador teria vantagem, com 35,9% das intenções de voto contra 24,7% do pessedista. Brancos, nulos e indecisos são 39,4%.
No cenário 2, Fávaro aparece com 38,5% sobre Odílio, que figura com 12,3%. Seria uma disputa entre esquerda e direita, polarizando o eleitorado. Já brancos, nulos e indecisos somam 49,2%.
No cenário 10, em uma disputa entre Janaina e Pivetta, a emedebista teria ampla vantagem, com 54% das intenções, vencendo o republicano, que teria apenas 20%. Brancos, nulos e indecisos são 26%
Foto: Reprodução

Rejeição
Quando questionados sobre em quem não votariam em hipótese alguma para governador, a maioria dos 800 entrevistados citou o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que aparece com 33,4%.
O nome do emedebista é seguido por Jayme, com 20,7%; Barranco, com 18,1%; Malouf, citado por 17,6% dos entrevistados; e Fávaro, com 15,9%. Já Wellington, Janaina, Pivetta e Odílio aparecem na sequência, com índices que variam de 13,2% a 13%, enquanto Zé do Pátio tem 12,7% de rejeição. Os que não rejeitam ninguém, todos ou não sabem somam 22,7%.
Foto: Reprodução

Pesquisa
A Futura Inteligência, empresa de pesquisa da Apex Partners, entrevistou 800 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 3 e 9 de abril deste ano, tanto em Cuiabá quando no interior do estado. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.