Divino Junior
Nova Mutum/MT
De autoria do parlamentar Osmar Isoton, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 252/2024, que dispõe sobre a necessidade de requerer a outorga da água do Rio Ranchão, localizada no ponto próximo a ponte de madeira da MT-501, para uso da população urbana, no município de Nova Mutum.
A outorga da água é um processo a ser realizado pelo município para garantir o volume de água necessária para o abastecimento urbano.
O parlamentar pontua ainda que, é de extrema necessidade de fazer outorga da água pois a população está em crescimento acelerado e, para evitar que fique à mercê da água subterrânea, uma vez em que são águas capilares e não são águas de lençol freático.
Isoton em justificativa adverte que, as margens do Rio Ranchão apresentam grande volume de áreas úmidas (brejo), que atuam como filtros naturais, que além de armazenar água no período da chuva, faz com que filtrem as águas o que faz ser fator muito importante para o abastecimento.
Com o crescimento da demanda da água do município, pelo crescimento acelerado e o aumento da população, se faz necessidade buscar fontes alternativas sustentáveis, o mais rápido possível, para garantir o abastecimento da água em um futuro bem próximo - justificou o vereador Osmar.
Ademais, o parlamentar ressalta que a posição do Rio Ranchão tem todas as características pra fornecer um grande volume de água e refere-se pela facilidade de trazer a tubulação e do bombeamento, que ficarão margeando a MT-501, que liga a comunidade São Manoel até o posto Maria e José, em uma linha reta, sem que se tenha curvas para perder cargas ou ter problemas de locomoção.
Segundo o vereador, com o crescimento industrial, de serviços e residencial, cada vez mais, a água é fator limitante, por isso é necessário a captação dessa água o mais rápido possível tendo em vista o avanço do agronegócio bem como a irrigação ser uma atividade que está em pleno crescimento em nosso município.
Ademais, as duas margens do Rio Ranchão estão cercadas de solos com mais de 40% de argila, fazendo com que a argila filtre os químicos.
Nesse sentido, Osmar afirma que quanto mais o município desenvolve por meio do processo de antropização, a ação sobre o meio ambiente faz com que haja uma impermeabilização do solo, fazendo com que o volume da água armazenado no nosso solo fique cada vez mais reduzida.
Portanto, a solicitação demonstra o valor do Rio Ranchão, pois é uma fonte fornecedora de água e ainda, dados que são comuns nas cidades com mais de 100 mil habitantes ter problemas devido à falta de água no fornecimento por fontes de água não renováveis, desta forma, a indicação se impõe para garantir a água do Rio Ranchão.