GloboRural
Brasil
O mercado físico do boi gordo encerrou com estabilidade na maior parte do país. Nesta sexta-feira (7/2), das 32 praças pecuárias pesquisadas pela Scot Consultoria, somente duas apresentaram altas de preços: o Norte de Mato Grosso e Três Lagoas (MS). Todas as demais ficaram com cotações estáveis.
Em São Paulo, nas praças de Barretos e Araçatuba, a arroba do boi gordo seguiu cotada a R$ 325 para pagamento em 30 dias. A cotação do “boi China”, animais com carne para exportação ao mercado chinês, a cotação ficou em R$ 327 a arroba.
Felipe Fabbri, analista da Scot Consultoria, explica que o ano começou com uma redução no abate de bovinos em janeiro. No entanto, o aumento do abate de fêmeas tem contribuído para cotações equilibradas para o boi gordo.
Segundo a consultoria Agrifatto, o abate de fêmeas no Mato Grosso voltou a crescer em janeiro, alcançando o maior nível desde outubro de 2024. No total, foram abatidas 614,63 mil cabeças, um aumento de 18,05% em relação ao mês anterior, sendo o segundo maior volume da história para um janeiro. Desse total, 329,87 mil foram fêmeas, um crescimento de 38,02% frente a dezembro de 2024 e um recorde para o período.