Julia Oviedo - Senai
Nova Mutum/MT
A equipe da unidade Senai de Nova Mutum, a Mutum-X, garantiu uma vaga para a FIRST Championship, o campeonato mundial da robótica FIRST Robotics Competition (FRC), que acontece entre os dias 16 e 19 de abril, em Houston, nos Estados Unidos. Com menos de um ano de sua criação, a equipe é composta por alunos do ensino médio da rede pública estadual, em uma parceria entre a Seduc e o Senai Mato Grosso.
A escolha da equipe se deu por meio do critério “Regional Pool”, que seleciona as equipes com melhor desempenho individual ao longo dos eventos regionais. A Mutum-X participou da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica, realizado entre os dias 20 e 23 de março, em São Paulo, conquistando a 2ª colocação entre as 33 equipes participantes.
“A robótica integra o novo ensino médio, proporcionando aos jovens um desenvolvimento mais amplo em raciocínio lógico, pensamento computacional, análise crítica e trabalho em equipe – competências essenciais para o mundo do trabalho. Com essa formação, eles estarão mais preparados para atuar em áreas ligadas à tecnologia, que são estratégicas para o crescimento da indústria em Mato Grosso”, pontuou o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
Para o mentor da equipe, professor Marco Aurélio Fernandes, a conquista da vaga trata-se da realização de um sonho e de transformação de vidas. Ele destaca que a robótica educacional é capaz de impactar não somente os alunos envolvidos nas atividades, mas também todos os estudantes que observam a evolução da equipe.
“Quando cheguei no Senai eu já amava a ideia de transformar vidas, de impactar pessoas e mostrar algo realmente novo. E com a FRC eu percebo que consigo impactar da forma que eu tanto sonhei em um nível muito grande, que eu consigo atingir não só esses 10 alunos da equipe, mas toda uma geração. É um trabalho de propósito, uma missão estar junto desses alunos neste momento de tanta felicidade”, disse Marco Aurélio.
Saiba mais sobre a equipe
Equipe participa do mundial no próximo mês
A Mutum-X é uma equipe criada em 2024 e teve sua primeira atuação durante o Off Season, realizado em agosto, em Cuiabá. Na ocasião, junto com as equipes Agrotech (Senai Várzea Grande) e Under Control (RS), a Mutum-X consagrou-se vencedora junto da aliança e, assim, começou sua história na robótica FRC.
Já no regional de São Paulo, realizado na semana passada, a equipe destacou-se conquistando o segundo lugar, junto dos times Sesi Senai Sharks (SP) e Sesi Senai Octopus (SP), além de ter recebido o prêmio "Rookie All-Star Awards", que reconhece a equipe novata de maior destaque na competição.
Compõem a equipe mutuense os alunos Carolina Santos, Eduardo Vidal, Gabriel Dresseno, Ketlen Carvalho, Luiz Antônio de Lima, Rafael Vieira, Thiago Sousa, Vagner Lorençato Júnior, da Escola Militar Tiradentes, além de Raul Trennepohl e Yuri Ribeiro, da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro.
MT tem tradição no mundial
Desde 2023, Mato Grosso participa por meio de suas equipes de robótica do mundial. Em 2023, o Senai MT representou o Brasil com a equipe Agrobot de Rondonópolis e em 2024 com a equipe de Sinop, Canintech.
Mato Grosso possui atualmente 11 equipes em todo o estado, sendo elas: Agrobot (Rondonópolis), Agrotech (Várzea Grande), Biobots (Barra do Bugres), Canintech (Sinop), Forest Guardians (Alta Floresta), HarvBot (Sorriso), LuverControl (Lucas do Rio Verde), MTech (Cuiabá), Mutum-X (Nova Mutum), Tuiutech (Cuiabá) e Pantanal Bots (Cáceres).
Ildonio morais de oliveira 28/03/2025
Parabéns a todos que colaboradores envolvidos nesse projeto que DEUS abençoe a todos
1 comentários