NOVA MUTUM, 31 de Março de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,81
NOVA MUTUM, 31 de Março de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,81
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 28 de Março de 2025, 09:00 - A | A

28 de Março de 2025, 09h:00 - A | A

GERAL / PROJETO EM ANDAMENTO

Fechada há 23 anos, gruta Lagoa Azul deve ser reaberta em 2026 em Nobres/MT

Segundo a secretária Mauren Lazzaretti, o projeto está em fase final de aprovação, para início das obras e concessão do espaço.

RDNEWS
Nobres/MT



Fechada há mais de 23 anos para visitação, a gruta da Lagoa Azul, em Nobres/MT (a 121 km de Cuiabá/MT) está em fase final de aprovação do projeto, para início das obras que vão permitir sua reabertura.

Segundo a secretária estadual de Meio Ambiente de mato Grosso, Mauren Lazzaretti, a conclusão das obras e concessão do espaço devem ser feitas até o final de 2026.

A informação foi confirmada por Mauren nesta quinta-feira (27), durante coletiva de imprensa. A Lagoa está dentro de um parque Estadual e segue interditada. Existe um projeto de ordenamento de uso, pois o local é uma área sensível, com características semelhantes a Lagoa Azul de Bonito (MS)

"Existe uma proibição de uso exatamente pelos riscos que impõe a segurança daqueles que forem visitar a lagoa. Então, hoje a lagoa está interditada, mas nós estamos na fase final de aprovação do projeto para início das obras. Após a execução, a estrutura vai permitir acessibilidade, visitação com segurança e garantindo que o meio ambiente seja contemplado de forma controlada", explicou.

Conforme a secretária, no atrativo turístico será feita uma concessão dos serviços, visto que está dentro de um parque estadual. "Depois da obra realizada, vamos concessionar eventuais lanchonetes, restaurantes, O controle e o ordenamento será feito pela Sema", pontou.

Imbróglio

Em abril do ano passado, após mais de um ano de estudos, reuniões e articulação entre o Conselho Municipal de Turismo de Nobres (Comtur), Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Adjunta de Turismo, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), foi assinado um Termo de Cessão de Uso da área.

A área da Gruta Lagoa Azul era de um assentamento e era competência do Incra, depois foi passada para o Estado. A área foi fechada por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em 2002, devido às degradações do local. Desde então, o processo passou a ser de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A Gruta é considerada um dos principais pontos turísticos do município.

O atrativo turístico estava sob o domínio da União por se tratar de grutas e cavernas. Tratava-se de um grande imbróglio de competência de jurisdição, já que a responsabilidade sobre o local envolvia diferentes autarquias. Agora, o que impede a reabertura é a conclusão do projeto e o licenciamento.

A gruta

A gruta é formada por rochas e uma lagoa de água cristalina. Segundo pesquisadores, a lagoa surgiu quando o lençol subterrâneo de água aflorou no local. A cor azul predominante na água envolve uma série de elementos, entre eles carbonato de cálcio e magnésio.



Comente esta notícia