NOVA MUTUM, 04 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,08
NOVA MUTUM, 04 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,08
Logomarca

GERAL Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024, 15:01 - A | A

03 de Dezembro de 2024, 15h:01 - A | A

GERAL / DESCOBERTA

Fóssil de crocodilo de 10 milhões de anos é encontrado por pesquisadores

Fóssil pertence a extinta espécie Piscogavialis e se encontra em excelente estado de conservação.

EXTRA
Peru



Um grupo de paleontólogos encontraram o fóssil de um crocodilo de 10 milhões de anos, no Peru. A equipe formada por especialistas da Diretoria Regional de Geologia da Ingemmet e da Escola La Unión, afirma que o descobrimento ocorreu no deserto de Ocucaje, a cerca de 350 km de Lima, capital do país, e a 40km do litoral do Oceano Pacífico.

O fóssil pertence a um crocodilo jovem, de uma extinta espécie chamada Piscogaialis, e se encontra com o esqueleto quase completo que mede entre 3 e 4 metros. “É a primeira vez que encontramos um jovem desta espécie”, explicou Mario Gamarra, paleontólogo de vertebrados que faz parte da equipe. Acredita-se que estes animais mediam cerca de 9 metros na fase adulta.

Segundo a equipe, o processo de preparação do fóssil durou aproximadamente 80 horas, tendo sido descrito como “desafiador”, por conta da extrema dureza do arenito em que foi encontrado e à morfologia complicada. Assim, os especialistas tiveram que utilizar diversas técnicas sofisticadas para extrair e preservar o fóssil, preservando sua integridade.

Agora, os especialistas em paleontologia da Ingemmet farão estudos sobre o fóssil do crocodilo, para determinar os processos biológicos, geológicos e ambientais em que foi encontrado. A previsão é que até o final de dezembro o fóssil seja exposto ao público nas instalações da Ingemmet, localizada no distrito de San Borja, em Lima.

Vale destacar que os Piscogavialis se diferenciam dos crocodilos e jacarés atuais principalmente na sua morfolofia craniana e mandibular. “Eles tinham focinho alongado e sua dieta era baseada em peixes”, disse Gamarra ao jornal El Tiempo. O parente vivo mais próximo deste crocodilo é o gavial indiano.

Além disso, o deserto de Ocucaje é reconhecido pelos pesquisados como um local rico em fósseis. Nas últimas décadas, foram feitas descobertas importantes, incluindo fósseis de baleias anãs, golfinhos, tubarões e outras espécies do período Mioceno (entre 5 e 23 milhões de anos).



Comente esta notícia