Após o alagamento de diversos pontos da cidade de Campo Novo dos Parecis, o governador Pedro Taques (PSDB) esteve no município na manhã desse domingo (12), junto com secretarios para verificar a situação e buscar uma solução para o problema.
A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão atuando juntos com a Prefeitura em um plano emergencial para ajudar as famílias que não podem ficar em suas casas. Segundo Taques, será enviado engenheiros para solucionar o problema além da ajuda assistencial as mais de 3 mil família desalojada.
"Nossas equipes estão mobilizadas para dar toda assistência à população. A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) vai enviar engenheiros para que encontremos uma solução estrutural e não paliativa, caso contrário ano que vem teremos essa mesma situação", disse o governador.
A Defesa Civil informou que um dos principais problemas a ineficiência da drenagem da água. O bairro Jardim das Palmeiras foi o mais prejudicado, conforme informações o local recebe a água pluvial daquela região, chamado de "piscinão" e não suportou a quantidade de água. Casas, comercios e instituições foram atingidos.
De acordo com o governo, todo o suporte administrativo sera dado para que possa ser reconhecida a situação de emergência pelo Estado e o encaminhado a Brasília. O que vai permitir a captação de recursos para ampliar a obra.
Segundo o setor de monitoramento da Defesa Civil, as precipitações só devem reduzir a partir de quinta-feira (16.02). Até lá, todos os dias devem apresentar 95% de probabilidade de chuva.
Fonte:GCOM