EXTRA
Quênia
Moradores de uma vila ficaram chocados ao ver um anel de 500 kg de metal parcialmente queimado cair do céu no Quênia. Os detritos espaciais, com cerca de dois metros de diâmetro, caíram com um estrondo alto em Mukuku, condado de Makueni, entre a capital Nairóbi e a cidade costeira de Mombasa.
Nenhum prédio foi danificado e ninguém ficou ferido, mas o fato aterrorizou os moradores que viram ou ouviram a queda, no último dia 30 de dezembro.
Uma mulher disse ao site de notícias Tuko: "Eu estava passando o dia quando ouvimos um estrondo alto que não conseguimos decifrar. O objeto metálico então caiu e fez outro som, nos assustando."
Outro disse: "Ouvi o que pensei ser uma explosão quando caiu aqui! Du! du! du! Eu perguntei: "O mundo está acabando hoje?".
"Fiquei chocada porque estava muito ensolarado, sem sinal de chuva. Espero que nossos líderes nos digam o que era esse objeto e por que ele caiu aqui."
A publicação queniana relatou que um terceiro homem disse: "Como comunidade, estamos realmente preocupados. E se isso caísse na casa de um de nós? ‘Existem empresas lá em cima no céu que fizeram essa coisa cair sobre nós? Nós realmente precisamos de respostas."
Sua origem ainda não foi determinada, mas a Agência Espacial do Quênia acredita que seja o anel de separação de um foguete de lançamento: "Esses objetos geralmente são projetados para queimar ao reentrarem na atmosfera da Terra ou para cair sobre áreas desocupadas, como os oceanos."
A agência disse que é um ‘caso isolado’, mas um aumento nas viagens espaciais causou um aumento nos detritos espaciais caindo na Terra. Com isso, há preocupações crescentes sobre a segurança pública.
Parte de uma cápsula Dragon da SpaceX de Elon Musk caiu em uma fazenda de ovelhas australiana em 2022. A China foi criticada por permitir que seus foguetes gigantes Long March caíssem de volta à Terra após a órbita. E a NASA foi processada no ano passado depois que um pedaço de metal caiu e destruiu a casa de uma família em Naples, Flórida, segundo a CBS.