NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,69
NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,69
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 07:40 - A | A

24 de Abril de 2025, 07h:40 - A | A

GERAL / MEIO AMBIENTE

Incêndio em Nova Jersey pode ser o maior em 20 anos e já destrói 4.700 hectares

Fogo em área florestal de Pinelands se espalhou em menos de 24 horas; autoridades decretam estado de emergência e monitoram avanço das chamas

Da Redação/ Powermix



Um incêndio florestal de grandes proporções ameaça se tornar o maior registrado em Nova Jersey nos últimos 20 anos. As chamas, que começaram na terça-feira (22) na região de Greenwood Forest Wildlife Management Area — entre os municípios de Lacey, Ocean e Barnegat, no condado de Ocean — já consumiram cerca de 4.700 hectares de vegetação em menos de 24 horas.

Segundo o Serviço de Bombeiros de Nova Jersey, o incêndio batizado de Jones Road Wildfire está 30% contido, mas segue ativo. A corporação informou que o fogo não ameaça mais áreas residenciais, e que ordens de evacuação emitidas na terça-feira foram suspensas na quarta (23). Nenhuma casa foi destruída, e não há registro de vítimas.

A vice-governadora Tahesha Way decretou estado de emergência, já que o governador Phil Murphy está em viagem internacional. “Neste momento, não houve perda de vidas e nenhuma casa foi danificada”, declarou Way em publicação na rede social X.

Especialistas apontam que o incêndio pode superar o episódio de maio de 2007, quando 6.900 hectares foram queimados na mesma região. De acordo com Shawn LaTourette, comissário estadual de proteção ambiental, o avanço das chamas é preocupante e reforça os alertas sobre a crescente frequência de queimadas. Em 2025, o estado já registrou 662 incêndios florestais, quase o dobro da média anual, afetando um total de 6.700 hectares.

O fogo se aproxima da costa do Oceano Atlântico, a apenas 24 quilômetros de cidades litorâneas como Asbury Park e Atlantic City, onde vivem aproximadamente 64 mil pessoas. Na terça-feira, um trecho da Garden State Parkway — principal rodovia norte-sul de Nova Jersey — foi interditado, mas já foi liberado.

A causa do incêndio ainda está sob investigação, e as autoridades alertam que o controle total do fogo depende de condições climáticas favoráveis, especialmente da ocorrência de chuvas nos próximos dias.



Comente esta notícia