Dantielle Venturini/GD
Mato Grosso já descartou 427.515 doses das vacinas contra a covid-19, desde 2021, quando teve início a imunização. Neste ano, já foram 17.540 doses jogadas fora devido ao prazo de validade vencido. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Enquanto isso, nos postos de saúde a população enfrenta a falta do imunizante e a cobertura vacinal continua baixa, chegando a 72,7% no esquema monovalente de duas doses, 11,9% das quatro doses e apenas 10% no esquema bivalente.
Dados do Ministério da Saúde apontam que Mato Grosso tem a menor cobertura vacinal do país entre as aplicações da bivalente e aparece ainda entre os oito estados com a menor cobertura monovalente no país. Esses estados não alcançaram nem mesmo 80% de cobertura. Mato Grosso aparece na 5º colocação com a maior cobertura entre os piores.
Em todo país, apenas 21,6% da população foi imunizada com a bivalente, enquanto que com a monovalente a cobertura chega a 85,9% no esquema de duas doses e 19,2% nas quatro doses. Virologista Ana Claudia Trettel afirma que o grande número de vacinas vencidas, assim como o Estado estar entre os que têm as mais baixas coberturas, se explica por problemas de logística iniciais, mas principalmente pelas fake news, a falta de adesão às campanhas de imunização e pela forte propaganda antivacina que se instalou ao longo da pandemia da covid.
A virologista lembra que no início da imunização, de um lado, embora houvesse compra e distribuição de vacina no país, do outro havia uma forte campanha contra as vacinas, assim como a disseminação desinformações. Tudo isso ganhou proporções que ainda hoje são sentidas.
“Temos ainda um movimento forte antivacina”. Nos postos de saúde, embora o imunizante não seja encontrado há algumas semanas, funcionários confirmam que a procura é baixa e se dá mais pelo público idoso. “Aqui mesmo, quando há procura, a maioria das pessoas tem 60 anos ou mais”, afirma a enfermeira Marta Cruz, do posto de saúde do bairro Leblon, em Cuiabá.
ESTOQUE ZERADO
A SES informou que todas as doses foram descartadas devido ao vencimento, uma vez que elas foram recebidas com curto prazo para utilização. Afirma ainda que não há doses disponíveis na Rede de Frios do Estado e que aguarda o recebimento de novas doses que devem ser encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Leandro 11/10/2024
Ninguém é tão burro assim gente. Até parece que tem um montão de gente querendo se vacinar rsrs
1 comentários