NOVA MUTUM, 03 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,08
NOVA MUTUM, 03 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,08
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024, 08:05 - A | A

02 de Dezembro de 2024, 08h:05 - A | A

GERAL / ATENÇÃO REDOBRADA

MT tem 36 mortes por dengue em 2024 e SES alerta sobre combate ao Aedes aegypti

Da Redação



De janeiro até início de novembro 36 pessoas morreram por Dengue e outras 11 por Chikungunya em Mato Grosso. No total, foram registrados 41.738 prováveis casos de dengue, 391 de zika e 20.716 casos de chikungunya. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que faz um alerta devido ao período chuvoso, propenso à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que provocam essas doenças que causam febre e dores no corpo.

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Por isso, as formas mais eficazes de prevenção à comunidade continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a explosão no número de casos aconteceu em todo o Brasil e se deve a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas, além do ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça sobre a necessidade de se combater os focos do mosquito e também sobre a importância da vacinação.

“O primeiro e mais importante passo para prevenir essas doenças é dar fim aos locais que favorecem a proliferação do mosquito, pois 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais. A população não deve deixar água acumulada em locais propícios para a criação do transmissor, ou seja, reservatórios de água, embalagens, latas, tampinhas de garrafa, lixeiras e vasos de planta destampados, que favorecem o acúmulo de água”, pontuou a secretária.

CUIDADOS NECESSÁRIOS


A principal forma de prevenir a dengue é reduzir a infestação do mosquito, inseto responsável por transmitir o vírus causador da doença. Para isso, é fundamental eliminar criadouros do mosquito sempre que possível. A seguir confira algumas recomendações:

Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito deposite seus ovos nele;
Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;
Realizar a limpeza regular da caixa d’água.
E por fim, o uso de repelente também é uma forma de prevenir a picada pelo mosquito transmissor da dengue.

Em casos de suspeita de dengue, o recomendado é não se automedicar, se hidratar, repousar e procurar uma unidade de saúde. Os principais sintomas da dengue são: febre; dor de cabeça; dor no corpo; vermelhidão e manchas na pele; dor atrás dos olhos; náuseas e vômitos e diarreia.



Comente esta notícia