Por intermédio do decreto nº 016, do Poder Executivo Municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Mutum irá realizar a correção de valores das tarifas relativas ao fornecimento de água e serviços em Nova Mutum. Esta ação paliativa, que passa a valer a partir do mês de abril evita a defasagem dos valores. A readequação foi autorizada com base no índice de nacional de preços ao consumir amplo (IPCA) apurado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
Este tipo de readequação está previsto na lei municipal nº 1.736 aprovada pela Câmara de Vereadores autorizando o Poder Executivo a aplicar revisão tarifária dos serviços efetuados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
A diretora da autarquia Carmem Casagrande cita que esse tipo de ação é necessária para evitar o que aconteceu em janeiro de 2014 quando o município foi obrigado a corrigir os valores, já que não havia reajuste desde 2009. “Para evitar que novamente esta situação se apresente se faz necessário o acompanhamento dos valores, corrigindo-os anualmente”, afirma a diretora geral do Saae, Carmem Casagrande.
Segundo o decreto, a correção é de 7, 1378%, para as contas com vencimento em maio deste ano. “É necessário manter ajustado o orçamento de nossa autarquia, equilibrando receitas e despesas. Atualmente tivemos aumentos expressivos nos insumos básicos para a captação e tratamento da água, em alguns deles o aumento superou os 20%, como é o caso da energia. Esta correção segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, com base na inflação”, destaca Carmem.
APLICAÇÃO DE RECURSOS
A receita arrecada durante o último ano garantiu ao Saae investimentos estratégicos para manter seu plano de gestão dos serviços de fornecimento de água em perfeito andamento na Cidade. Foram melhoradas a infraestrutura de redes e adutoras para garantir fornecimento aos consumidores. Além da perfuração de mais um poço, já licitado, que começa nos próximos dias.
Fonte:Assessoria