NOVA MUTUM, 30 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,19
NOVA MUTUM, 30 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,19
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 04 de Novembro de 2013, 13:05 - A | A

04 de Novembro de 2013, 13h:05 - A | A

GERAL /

Nova Mutum: Empresa cai no golpe do cartão de crédito e fica no prejuízo



O golpista "pescou" as informações bancárias da empresa.

Golpe de cartão de crédito conhecido como "phishing", está fazendo vítimas em Nova Mutum, declarou os Dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Uma empresa caiu no golpe e teve prejuízos de quase R$ 10 mil. O termo é oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca, é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos; senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

O ato consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea, SMS, dentre outros. Como o nome propõe (Phishing), é uma tentativa de um fraudador tentar "pescar" informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes.

O presidente da Acenm, Alexandre Saito, disse que uma empresa teve prejuízo de quase R$ 10 mil em Nova Mutum, quando ao tentar acessar sua conta pela internet, o site pediu uma atualização. E, com isso, os golpistas copiaram os dados e conseguiram sacar a quantia.

COMO SE PREVENIR

As dicas dos especialistas, para não cair no golpe, são simples: não abrir e-mails de desconhecidos, prestar muita atenção ao texto, que pode conter erros de português e observar a URL para saber se o site indicado é o mesmo de destino. Os usuários devem observar se a chave de segurança aparecerá na barra de status. Além disso, nem todos os detalhes da página são reproduzidos pelo cracker.

Caso se depare com um formulário que pede informações como número do RG, CPF, senhas e outros dados sensíveis para quaisquer fins, opte por não preenchê-lo caso isso nunca tenha sido solicitado por seu banco. Se tiver dúvidas, sempre faça um contato com o seu gerente ou com a loja física que supostamente tenha enviado a mensagem.

Fonte:MutumNoticias



Comente esta notícia