Foto: Claudemir de Oliveira
Foto: Claudemir de Oliveira
Gilmar Alves/Assessoria
Nova Mutum/MT
A Prefeitura Municipal de Nova Mutum, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, está em fase final de avaliação dos bens inventariados, um passo importante para a regularização e aprimoramento da gestão patrimonial dos bens móveis e imóveis da Prefeitura.
O levantamento patrimonial foi realizado por uma equipe de profissionais coordenada pelo departamento de economia da Universidade Federal de Mato Grosso, utilizando o método comparativo com preço de mercado, bem como por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, e a avaliação será ratificada por uma comissão de servidores nomeados para a realização deste trabalho. O levantamento e conferência dos bens foram realizados entre 19 de fevereiro de 2024 e 19 de março de 2025, considerando os dados de corte para efeitos de reavaliação de 31 de dezembro de 2024.
Foram registrados um total de 39.452 bens móveis, 1.531 imóveis e 274 de uso comum, e neste momento restaram pequenos ajustes para que todo o processo seja concluído.
A avaliação revelou que 14,9% dos ativos estão em excelente estado de conservação, 59,5% em bom estado, 20,1% em estado regular e precisam de planejamento para substituição no prazo médio, enquanto 5,5% estão em péssimo estado e precisam ser substituídos.
Para o secretário de Administração o inventário patrimonial é a base de uma gestão eficiente e transparente. É obrigatório por lei e fundamental para a inclusão no balanço patrimonial. " Essas informações atualizadas e consistentes são cruciais para a tomada de decisões assertivas. Por isso, é essencial realizar o inventário anualmente, ou pelo menos sua atualização, para garantir que as informações registradas no balanço sejam fidedignas ", afirma.
Ildo Faccio ressalta que a contratação da universidade federal foi um passo importante para nos ajudar a levantar e reavaliar os bens imóveis e de uso comum, que agora fazem parte do patrimônio do Município. O inventário é um procedimento administrativo importante que deve ser revisado anualmente e pelo menos a cada quatro anos ser realizado um inventário completo, e visa garantir a economia e evitar desperdícios de recursos e materiais, além de facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores públicos quanto à necessidade de investimentos.
A parceria firmada entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Mato Grosso teve como objetivo auxiliar a Administração Municipal por meio de ações de extensão universitária, realizando diagnósticos e orientações técnicas para a regularização e aprimoramento da gestão patrimonial.