NOVA MUTUM, 17 de Março de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
NOVA MUTUM, 17 de Março de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,68
Logomarca

GERAL Domingo, 16 de Março de 2025, 15:52 - A | A

16 de Março de 2025, 15h:52 - A | A

GERAL / PENDENCIA COM A JUSTIÇA ELEITORAL

Títulos de mais de 112 mil eleitores podem ser cancelados em MT

Eleitores podem regularizar situação até o dia 19 de maio.

G1/MT



Mais de 112 mil eleitores de Mato Grosso que estão em situação irregular junto à Justiça Eleitoral podem ter seus títulos cancelados, se não regularizarem a situação até o dia 19 de maio. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), mais de 20 mil pessoas que precisam regularizar o título são da Região Metropolitana de Cuiabá.

São pessoas no estado que ficaram por três eleições consecutivas sem votar, justificar a ausência ou quitar multa decorrente da abstenção. Caso a falta não for justificada, essas pessoas terão o título de eleitor cancelado e estarão sujeitas a várias sanções, como ficar impedido de tirar passaporte, RG, CPF, não prestar concurso público ou assumir cargos públicos.

O eleitor pode consultar a situação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. Quem baixou o e-Título será notificado via aplicativo.

Quem está entre o grupo de pessoas irregulares deve comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, com um documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título.

 

Percentual de eleitores faltosos

O município de Jauru lidera o ranking com o maior percentual de eleitores faltosos, com 7,51% do eleitorado estão com situação pendente, seguido por Pontes e Lacerda, com 6,82% dos eleitores não justificaram a ausência nas urnas.

Em terceiro lugar, Aripuanã, com 6,13% de eleitores faltosos que não regularizaram a situação junto à justiça eleitoral.

Cuiabá aparece na 37ª posição, com 4,5% dos eleitores irregulares.



Comente esta notícia